<< Voltar pra Home

Negócios



Nextop produz o primeiro carrinho digital de supermercado do país

23 de setembro de 2021
 - 
21:30
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Nextop produz o primeiro carrinho digital de supermercado do país”

SmartCart permite que os clientes finalizem suas compras sem passar por filas

A tecnologia acaba de chegar de vez ao ramo dos supermercados. Imagine fazer compras sem perder tempo com filas, saber o valor exato da nota sem passar por caixas, realizar o próprio pagamento e deixar o estabelecimento de forma rápida e segura, sem a necessidade de contato com nenhuma outra pessoa.

Isso já é uma realidade no Brasil e tem nome. O carrinho inteligente Smart Cart Nextop é uma solução moderna que atende aos consumidores que desejam medidas efetivas e tecnológicas para as tarefas do dia a dia.

Ideal para compras de até duas sacolas, o carrinho inteligente desenvolvido pela Nextop – empresa especializada em soluções tecnológicas e inovadoras para o varejo, indústria e logística  – é equipado com maquininha para pagamento, display digital e scanner, que lê o código de barras do produto selecionado, confirma a quantidade de unidades desejadas e indica o valor. Pronto! A mercadoria já foi inserida na lista de compras e o consumidor pode seguir em busca do seu próximo item.

A devolução de um produto também é muito simples. Basta retirá-lo do carrinho e, em seguida, excluir manualmente o item da lista da tela digital. Após selecionar todos os produtos desejados e concluir o mercado, o cliente não precisa entrar em filas, realiza o pagamento via cartão de débito ou crédito no próprio carrinho e deixa o estabelecimento por uma faixa exclusiva destinada aos usuários Smart Cart Nextop.

O carrinho inteligente foi apresentado oficialmente na Convenção da ABRAS 2021 (Associação Brasileira de Supermercados) – maior encontro de lideranças do setor supermercadista – essa semana no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas.

As vantagens do carrinho digital desenvolvido com tecnologia brasileira são inúmeras. A primeira delas é a possibilidade de fazer as compras do supermercado sem a interação direta com outras pessoas, ainda mais neste momento de pandemia da COVID 19.

A segunda é a rapidez. O processo é muito mais ágil e permite que o cliente gaste menos tempo no mercado. A falta de etiquetas de preços nas gôndolas, problema comum que, por vezes, irrita o consumidor, também é facilmente contornado com a utilização do leitor de código de barras do carrinho. Por fim, o cliente pode acompanhar o valor total da nota enquanto realiza as compras.

Já o supermercado também ganha muito com a utilização do Smart Cart. O carrinho digital da Nextop é equipado com câmeras que utilizam visão computacional e inteligência artificial, que previnem perdas e corrigem possíveis erros dos usuários na hora da compra dos produtos.

Um segundo ponto importante e que gera impacto positivo no orçamento é a eventual redução de pessoal, como funcionários e caixas.

O autoatendimento é uma tendência mundial que vem conquistando espaço e já é realidade em diversas áreas. O sistema bancário foi um dos pioneiros ao reduzir filas com a utilização dos caixas eletrônicos. Mais recentemente, os aeroportos adotaram os totens digitais para realização de check-ins – hoje substituídos pelo uso dos APPs – e para o despacho das bagagens.

E agora o modelo chega ao setor varejista. “Com tecnologia de ponta e 100% nacional, o carrinho da NEXTOP é uma reação brasileira à Amazon, que lançou o Dash Cart, em 2020, um carrinho também com funcionalidades, utilizado apenas nas lojas próprias da gigante americana”, explica Juliano Camargo, CEO da Nextop. O Smart Cart Nextop chega ao mercado nacional com uma proposta diferente, mais ampla, de atender a todas as redes interessadas em implantar a tecnologia em suas lojas físicas.

O carrinho inteligente da Nextop já está em fase de testes e 12 unidades estão sendo validadas em um mercado, localizado em Campinas.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Mateus inaugura loja e gera 164 empregos diretos em São Luís (MA)

Localizado no bairro Alemanha, empreendimento conta com serviços diferenciados e produtos adaptados ao perfil de consumo local O Grupo Mateus…
Image

Seara lança primeira salsicha hot dog defumada do Brasil

Produto atende a demanda de consumidores por mais sabor em uma categoria que não para de crescer A salsicha se…
Image

Rede Hipermais inaugura loja em Joinville, Santa Catarina

Com uma área de vendas de 3 mil m², o empreendimento 110 empregos diretos e representa um investimento importante para…
Image

Reckitt Comercial Brasil anuncia Frederico Gonçalves como novo Gerente Geral

Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, executivo possui 25 anos de experiência na indústria de Bens de Consumo e Varejo…