Home SeçõesInternacional Na Suécia, hortifrútis nascem dentro do supermercado

Na Suécia, hortifrútis nascem dentro do supermercado

Com adoção de Farm as a Service, varejista cultiva vegetais hidropônicos no ponto de venda, reduzindo pegada ambiental

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Por Renato Müller

Os consumidores que frequentam as lojas da rede sueca de supermercados ICA têm à disposição verduras produzidas no próprio ponto de venda. Uma parceria com a SweGreen criou espaços para a produção de alimentos hidropônicos dentro das lojas, como uma solução ecológica para o cultivo de frutas, legumes e verduras.

Entre os benefícios desse tipo de sistema estão o menor consumo de água, a possibilidade de zerar as emissões de carbono no transporte dos alimentos, o aumento do prazo de validade e o frescor dos alimentos. Segundo a SweGreen, cada plataforma de cultivo equivale a até 3 hectares de produção tradicional.

O sistema permite cultivar até 100 produtos diferentes, incluindo alface, hortelã e salsa. “Estamos acrescentando microverduras, testando plantas frutíferas e estudando a possibilidade de criar morangos dentro das lojas”, afirma o diretor de inovação da SweGreen, Sepehr Mousavi.

A tecnologia adotada nas lojas da ICA na Suécia utiliza Inteligência Artificial para dar mais eficiência à seleção do mix de vegetais em cada ponto de venda, de acordo com fatores como o tempo de crescimento das plantas, a sazonalidade e as preferências dos consumidores locais.

Dependendo do tamanho do supermercado e de suas necessidades de produção, é possível utilizar desde uma cultura de 12 metros quadrados, com 116 colheitas por dia, até uma área de 45 metros quadrados, com capacidade para 300 colheitas por dia.

Essa é uma tendência que não se restringe aos supermercados. O Fotografiska Stockholm, museu de fotografia, arte e cultura da capital sueca, utiliza o sistema da SweGreen para desenvolver menus sazonais e sustentáveis para seu restaurante.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada