A Mart Minas, maior empresa do segmento atacado e varejo de Minas Gerais e entre as 5 maiores do segmento no Brasil, possui mais de 8 mil funcionários e conta com 65 lojas, distribuídas em 51 cidades mineiras.
Para a rede, atuar no mercado não significa apenas um negócio, a responsabilidade social também é um grande compromisso. A empresa valoriza pessoas e acredita que ações sociais são o caminho para construir um futuro melhor e transformar vidas.
Um exemplo de grande sucesso é o Projeto Troco Solidário, iniciativa que envolve diretamente o cliente. Por meio dele, o consumidor é convidado pelos operadores de caixa da loja onde está comprando a realizar uma doação para a instituição indicada e que fica registrada na nota fiscal. Os valores doados são auditados e repassados mensalmente à instituição. Em 2024, 65 instituições receberam o troco solidário do Mart Minas totalizando R$3.273.865,15 repassados, impactando diretamente 923.296 pessoas.
Além do Troco Solidário, o Mart Minas investe em responsabilidade social por meio de leis de incentivo federal e estadual como a Lei Rouanet, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Fundo do Idoso, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) e Lei de Incentivo ao Esporte promovendo assim a inclusão e desenvolvimento de instituições referências na saúde, cultural, esportiva, de assistência a crianças e idosos. Em 2024, essas ações, no total, repassaram R$6.118.072,61 beneficiando 1.787.258 pessoas. Neste último ano, a rede também repassou, por meio de patrocínios diretos e doações, o valor de R$2.262.734,87, beneficiando 166 instituições e impactando a vida de 9.894.058 pessoas.
Para além disso, o Mart Minas ainda realizou uma importante contribuição ao Mesa Brasil, projeto em parceria com o SESC que conecta empresas a instituições sociais, com o propósito de combater a fome e o desperdício de alimentos. Por meio dessa iniciativa, foram direcionados 395.042,96 kg de produtos em perfeitas condições de consumo, mas que não poderiam ser comercializados nas lojas, garantindo que chegassem a quem mais precisa.
Sem se esquecer da causa animal, em 2024, o Mart Minas também celebrou o sucesso do Evento de Adoção de Pets. Em apenas quatro edições promovidas, mais de 600 vidinhas foram adotadas e receberam novos lares cheios de carinho e amor. Além de ajudar no controle populacional dos pets abandonados, a ação promove a conscientização sobre a adoção responsável e a importância da castração.
Somando tudo, no último ano, o Mart Minas repassou mais de R$11 milhões, impactando 12.605.247 mineiros. Essas conquistas são o resultado de um esforço coletivo, afinal, cada cliente, funcionário e parceiro que acredita no Mart Minas é parte dessa história de transformação.