Home SeçõesDestaques Marfrig registra receita líquida de 31,8 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2023

Marfrig registra receita líquida de 31,8 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2023

De Renata Ruiz
0 Comentário

Margem Ebitda da Operação América do Sul chega a 7,8% (aumento de 1,4 ponto percentual); fluxo de caixa operacional é de 673 milhões de reais

A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, apresentou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados fiscais relativos ao primeiro trimestre de 2023.
A receita líquida consolidada no período atingiu 31,8 bilhões de reais, o que representa aumento de 42,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento da receita é explicado pelas diversificações de proteínas, geográfica e comercial – e pelo portfólio de produtos de alto valor agregado da Marfrig. O desempenho decorre também de melhorias operacionais e comerciais empreendidas pelos times de executivos de todas as operações controladas pela companhia.

Os investimentos realizados totalizaram 1 bilhão de reais no período, sendo que 434 milhões de reais foram recorrentes da Marfrig, ou seja, valores alocados em manutenção do parque fabril das operações bovinas ou em projetos de crescimento orgânico. Os investimentos em manutenção, por sua vez, somaram 246 milhões de reais. E os aportes em expansões e outros projetos em andamento totalizaram 188 milhões de reais. Os números consolidam as informações contábeis e financeiras das Operações América do Sul e América do Norte da companhia e os da BRF, uma das maiores produtoras globais de alimentos, controlada pela Marfrig desde abril de 2022.

Proteína bovina

A proteína bovina – foco das operações da Marfrig na América do Sul e na América do Norte – representou 59% da receita líquida total da empresa no trimestre. Produtos derivados de proteínas de aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais – tiveram uma participação de 41% nas vendas.

Além do foco em crescimento orgânico das operações de bovinos, a Marfrig buscou melhorar seu perfil financeiro. No primeiro trimestre, a companhia anunciou 52 milhões de dólares em recompras de bonds, que, somados às recompras anunciadas em 2022, já passam de 370 milhões de dólares. O objetivo da gestão de passivos é reduzir o endividamento bruto e as despesas financeiras para, assim, melhorar a geração de caixa.

No primeiro trimestre de 2023, o Ebitda Ajustado (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) ficou em 1,5 bilhão de reais e a margem Ebitda, em 4,7%. O fluxo de caixa operacional chegou a 673 milhões de reais.

“Mesmo em um trimestre sazonalmente mais desafiador, nosso modelo de negócios baseado em diversificação geográfica e portfólio de alto valor agregado se mostrou bastante resiliente. Nosso programa de investimento em crescimento orgânico realizado ao longo dos últimos anos está chegando em fase de maturidade, e já contribui para a melhora operacional em diversos mercados”, diz Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da Marfrig. “Continuamos a trabalhar para a permanente melhoria dos nossos indicadores – sempre de maneira sustentável, a fim de gerar valor a todos os nossos stakeholders.”

 

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada