Unidade da companhia localizada em ilha remota no extremo sul do Chile abate 180.00 animais por ano
Considerada uma das carnes mais nobres da gastronomia, o cordeiro da Patagônia é macio, suculento e possui grande valor nutricional. Alinhada com a tendência gastronômica, a Marfrig — líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo – pretende disseminar de vez o consumo do corte no segmento de food service no Brasil e oferecer também opções orgânicas em 2022.
Adquirida pela Marfrig em 2007, a planta da Patagônia possui 9.000 metros quadrados e está localizada em uma das ilhas remotas do arquipélago “Terra do Fogo”, no extremo sul do Chile. A operação anual acontece somente entre janeiro e maio — quando as condições climáticas são mais propícias, uma vez que o inverno na região é bastante rigoroso. Durante a temporada, 400 funcionários trabalham para garantir a cadeia de produção, com abate de 180.000 animais.
Os chamados cordeiros são filhotes de ovelhas que possuem peso diferenciado – aproximadamente 13 quilos – o que faz o produto altamente demandado mundialmente pela boa relação de músculo e gordura. Os rebanhos são criados pelos produtores locais nos extensos campos patagônicos e alimentados 100% a pasto, sem confinamento, o que torna a produção mais sustentável. Como resultado, a carne proveniente desse ambiente tem uma gordura saudável e mais qualidade, sabor, maciez e suculência.
“O cordeiro da Patagônia é um dos nossos cortes mais diferenciados em sabor e qualidade. Acreditamos que a carne é uma boa opção para ser descoberta pelos consumidores que ainda não tiveram essa experiência gastronômica. Além de sustentável, esta é mais uma alternativa saborosa para integrar o cardápio do brasileiro”, diz Mariano Pabon, CEO da operação da Marfrig no Chile.
Mercados diversificados
No Brasil, o corte faz parte da linha Bassi Patagonia, marca de carnes nobres da Marfrig. Para 2022, a companhia pretende incluir o cordeiro da Patagônia também em supermercados, boutiques e casas de carnes especializadas no ramo e no food service — segmento composto por restaurantes, bares e padarias — e criar uma versão de carne orgânica do corte.
Além de Chile e Brasil, o produto congelado é destinado ao varejo do mercado internacional, exportado para Estados Unidos, China e Europa. Para isso, a planta possui a certificação BRC, reconhecida pela GFSI (Global Food Safety Initiative), um programa que visa harmonizar as normas internacionais de segurança de alimentos com o apoio dos maiores varejistas e fabricantes de alimentos do mundo. A unidade da Marfrig ainda possui uma estrutura apropriada para o ritual Kosher, próprio da culinária judaica.