Home SeçõesInternacional Marca própria domina vendas em supermercados britânicos

Marca própria domina vendas em supermercados britânicos

De Administrador SH
0 Comentário

Itens das redes supermercadistas representam 51,6% das vendas totais; inflação estimula desempenho

*Por Renato Müller

Dados divulgados pela Kantar mostram que, nas 12 semanas encerradas em 07/08, os itens de marca própria representaram 51,6% das vendas totais dos supermercados britânicos. No período, o faturamento do setor cresceu 2,2% na comparação anual, o maior índice desde abril do ano passado. Considerando somente as últimas quatro semanas do trimestre, a expansão foi ainda maior: 4,5%.

O que pode parecer uma boa notícia é, na realidade, fruto da inflação, que chegou a um recorde de 11,6% e cujo combate é um dos grandes focos da nova primeira-ministra britânica Liz Truss. Segundo a Kantar, isso tem provocado um forte movimento de substituição de produtos, dando vantagem para os itens de marca própria, que cresceram 7,3% no trimestre e tiveram um share de 51,6% no setor de supermercados. “Um consumidor que optasse por manter a cesta de produtos de 12 meses atrás gastaria £533 a mais ao longo de um ano, mas evidentemente todo mundo se esforça para limitar o impacto da inflação sobre seu orçamento”, comenta Fraser McKevitt, head the retail & consumer insights da Kantar.

Mesmo nos itens de marca própria, é nítido um movimento de ampliar as alternativas de baixo preço, cuja disponibilidade aumentou em 19,7% no período. “As vendas desses itens estão em alta nas principais redes do setor, repetindo um movimento que também havia sido registrado na recessão de 2008”, comenta McKevitt.

Ao contrário do que aconteceu na crise do subprime, porém, tem sido mais difícil encontrar boas promoções nas lojas. Pela primeira vez, a Kantar registrou menos de 25% dos itens de alimentação em promoção (24,7%) – há 10 anos, era normal encontrar até 40% dos produtos em oferta.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada