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Linx cria vertical para mercados de vizinhança

De Administrador SH
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Solução para o segmento de pequenos supermercados, incluindo lojas autônomas, faz a gestão completa dos estabelecimentos

A Linx, fornecedora de tecnologia para o varejo, acaba de criar uma nova vertical de negócio, a “Mercado de Proximidade”, dedicada a desenvolver e implementar softwares e ferramentas que solucionem as dores desses varejistas que se posicionam perto do consumidor final. A nova frente de negócio oferecerá tecnologia de ponta a ponta para os mercados de vizinhança, como lojas de conveniência, minimercados, açougues, bombonieres, padarias, lojas de bebidas, empórios, mercearias e até lojas em condomínios. A aposta vem para posicionar a empresa em um nicho novo, mas que deve ganhar ainda mais força após a pandemia.

“A conveniência deixou de ser exclusiva para postos de combustíveis. O novo consumidor, que se fortaleceu na pandemia, quer tudo próximo e rápido. Por isso, esses comércios, que cresceram tanto nos últimos anos, devem ganhar ainda mais espaço no mercado”, explica Samuel Carvalho, gerente de Mercados de Proximidade da Linx.

Dados da Nielsen revelam que em 2019, mercados de vizinhança derivados de hipermercados e supermercados somavam mais de 3.100 unidades no Brasil, o que representou um crescimento de 35% em três anos. E a tendência é esse número aumentar. Além disso, uma pesquisa da Accenture de agosto de 2020 revelou que 56% das pessoas estão mudando os hábitos para comprar mais do comércio local e 79% planejam comprar ainda mais nesses estabelecimentos após a pandemia, que segue acelerando as transformações. Para exemplificar como o varejista do setor também está mudando o comportamento, dados da GFK Brasil revelaram que 37,9% dos donos de pequenos estabelecimentos fizeram mudanças no mix de produtos nas lojas em 2020, e 11,5% ampliaram ofertas para produtos mais buscados por conta da pandemia.

Soluções específicas para o setor

Com o rápido crescimento dos comércios do gênero e a pressa para se posicionar no mercado, o varejista não tem se atentado à importância do sistema de gestão, principalmente se não é um franqueado. “Cada setor do varejo tem suas particularidades para a gestão do negócio. Não é diferente com o Mercado de Proximidade: esse setor funciona de um jeito bastante específico e precisa de soluções que enderecem seus problemas”, pontua Carvalho.

De acordo com o especialista, os principais desafios desse varejista estão na digitalização da operação, cadastro de produtos, controle de estoques, implementação do delivery e sistema adequado para expandir o negócio. “Quando você vai no mercadinho do condomínio, você quer encontrar o item procurado e fazer tudo rápido; e o varejista quer simplicidade para ver o estoque e conciliar os meios de pagamento, por exemplo. Mesmo tendo um visual moderno, até mesmo com lojas autônomas, ainda há uma barreira importante para digitalizar a gestão do negócio, o que é importante não só para a experiência do cliente, mas também para otimizar os esforços, facilitando processos e permitindo um olhar mais estratégico. O delivery deve estar presente nesse planejamento, integrando catálogos com grandes players do setor para aumentar o alcance da loja”, explica.

Para solucionar os gargalos, a nova vertical chega junto ao lançamento do Linx Empório, primeira solução dedicada aos mercados de proximidade. Com três opções de pacote para adesão – Pop, Pro e Autônoma -, a ferramenta oferece um sistema de gestão completo com simplicidade, eficiência, escalabilidade e automatização. “A Linx Empório elimina alguns problemas que impactam diretamente nas vendas, como a instabilidade de internet, com um PDV que não precisa de conexão. Como é um setor já mais avançado no conceito de autonomia, também já incluímos no portfólio dessa solução o fornecimento de totens de autoatendimento, agilizando processos e oferecendo mais liberdade para o consumidor na hora de comprar”, comenta Carvalho.

Pensando na fidelização dos clientes, a solução também possibilita um controle preciso para criação de promoções, descontos e programas de fidelidade nos mercados de vizinhança. “Para o consumidor, é uma experiência mais ágil e personalizada, pois ele terá mais autonomia durante a compra. Nos dias de hoje, entregar uma jornada de consumo sem atritos é essencial para não perder a oportunidade de expandir a carteira de clientes, independentemente do tamanho do seu negócio”, finaliza o executivo da Linx.

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