Rede supermercadista cria plataforma baseada em seu braço de data analytics para melhorar eficiência e resultados de campanhas e promoções
O grande varejo vai se posicionando, cada vez mais, em outros segmentos de negócio. Uma via de geração de receitas é a mídia programática: com base em dados reais de comportamento dos consumidores, as marcas da indústria passam a otimizar a comunicação com os clientes nas plataformas digitais dos varejistas.
É o caso da Kroger, maior rede de supermercados dos Estados Unidos. Seu braço de mídia, o Kroger Precision Marketing (KPM), colocou no ar um marketplace que permite que agências e marcas personalizem o relacionamento com os consumidores a partir dos dados reais de interações do público com a Kroger. Esses dados identificam os momentos, produtos e argumentos a serem comunicados, e podem ser utilizados em várias plataformas de publicidade disponíveis online.
“Com o Kroger Private Marketplace, anunciantes têm flexibilidade para desenvolver suas campanhas, ao mesmo tempo em que protegemos a privacidade dos clientes, já que os dados são anonimizados”, afirma Cara Pratt, sênior vice-presidente da Kroger Precision Marketing. “O anunciante define que público quer alcançar, quais as métricas de sucesso, o investimento e as peças publicitárias. A plataforma faz o match com o público nas plataformas digitais”, comenta.
A plataforma é baseada nos dados da 84.51o, a divisão de data analytics da Kroger, e também usa informações de comportamento coletadas a partir do programa de fidelidade da rede de supermercados para criar uma comunicação mais personalizada das marcas com os consumidores.