O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial volta a ser positivo, após apresentar queda nos últimos meses. Divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o indicador teve alta de 18,4% em agosto frente a julho. Já o índice dessazonalizado, ou seja, série livre de efeito sazonal que exclui efeitos típicos de meses específicos, registrou elevação de 18,6%.
“Trata-se do melhor resultado para o mês de agosto desde 2018, impulsionado pelas vendas de fim de ano, uma vez que, no quarto trimestre, datas comemorativas como Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano-Novo incentivam a indústria a renovar seu portfólio de produtos, trazendo novidades para o varejo e o consumidor”, explica a CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Virginia Vaamonde.
Setores e regiões
De acordo com o indicador dessazonalizado, no contraponto entre agosto e julho deste ano, entre os setores analisados, o de alimentos apurou a maior alta (17,1%), seguido por bebidas (13,3%). Na análise por regiões, o destaque ficou por conta do Sudeste, com elevação de 11,3%.
Apesar da reversão de tendência, nos últimos 12 meses, o índice registra queda de 4%. Já, no acumulado do ano, a retração é de 10,7%.