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Halloween promete fazer a festa do varejo e da indústria em outubro

Fabricantes de balas, chocolates e derivados estimam aumento de 15% nas vendas por conta da data, que já responde por 30% das vendas

De Redação SuperHiper
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Por Redação SuperHiper Giseli Cabrini

O Halloween, ou Dia das Bruxas, celebrado dia 31 de outubro, tem se consolidado no Brasil e já faz a festa de grande parte da indústria e do varejo, incluindo os supermercados. Em média, 30% do faturamento das integrantes da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) concentra-se nessa data. A expectativa da entidade para este ano é de um aumento de 15% nas vendas. No caso do comércio, de modo geral, as vendas em outubro tendem a aumentar até 40% em alguns segmentos. A estimativa é da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC).

Especificamente para o varejo alimentar, a celebração é uma oportunidade para incrementar as vendas de mercearia doce e de categorias, como: balas, chocolates, biscoitos e doces. Entre as redes que preparam ações especiais para a celebração estão Pague Menos e Supermercado Pinheiro. No caso da indústria, há vários lançamentos. Destaque para os preparados pela Fini e Florestal Alimentos.

“Essa festividade, muito arraigada nos Estados Unidos, tem ganhado cada vez mais aderência na cultura brasileira e, por isso, impacta já o comércio. Ativações em locais estratégicos e o envolvimento com eventos que promovam a festa geram interação com o consumidor. Em outubro, as empresas trabalham em conjunto com os supermercados e os distribuidores, com material promocional temático. São campanhas específicas e reforço no e-commerce, além de campanhas digitais. Todo ano, as indústrias programam investimentos específicos para comunicação digital e ações nos pontos de venda”, afirma o presidente-executivo da Abicab, Jaime Recena.

Para o gerente comercial da rede Pague Menos, Rafael Torres, o Halloween ainda é uma data nova para o varejo brasileiro, mas seu potencial tem crescido ano a ano. “Trata-se de uma venda adicional que está sendo cada vez mais capturada. Embora seja uma sazonalidade de nicho, oferece uma excelente oportunidade a curto prazo, impulsionando o ticket médio. Fatores, como: preço competitivo, variedade de produtos e sortimento planejado adequadamente são fundamentais para aproveitar, ao máximo, essa ocasião. Um abastecimento assertivo e uma forte presença em loja são fundamentais para transformar o Dia das Bruxas em uma data representativa para o varejo.”

Na avaliação do gestor de negócios do Supermercado Pinheiro, Lândio Pinheiro, o Halloween tem ganhado peso no varejo brasileiro e possui potencial para engajar clientes. “Por isso, estamos dando atenção à data com pensamento de médio e longo prazo. Há um fator positivo, pois começamos outubro com o mote do Dia das Crianças e fechamos o mês com o Halloween, outra data que também envolve a família como um todo e pode servir para atrair a atenção dos consumidores.” E acrescenta. “Acreditamos que a celebração pode funcionar para manter o mês de outubro aquecido, bem como para promover alguns produtos específicos, como: snacks, doces, chocolates e bebidas em geral. Sem contar que a data em si encanta, tem potencial para unir a família em torno de questões lúdicas e gera um clima descontraído nas lojas.”

Ações nas redes

“Reconhecemos a importância de datas específicas que impulsionam o varejo. Para aproveitá-las, investimos em estratégias ágeis e assertivas. É uma data que o varejo precisa estar preparado, de tiro curto que é importante acertar. No dia, há um aumento nas vendas dos itens de mercearia doce, com destaque para as balas de gelatina, que têm crescido em vendas. Para maximizar esse potencial, temos adotado ações como a criação de pontos focais com decoração temática, facilitando a experiência do cliente e incentivando a compra. Essas iniciativas contribuem para um aumento expressivo nas vendas e na movimentação de categorias relacionada”, explica Rafael, do Pague Menos.

Segundo ele, em 2024, a rede está adotando uma estratégia focada. “Vamos centralizar os subgrupos mais relevantes, como a linha de indulgências da mercearia doce, em pontos estratégicos dentro das lojas, além de ofertas alinhadas ao calendário promocional e a degustações. Também exploraremos o e-commerce, ampliando o alcance. A expectativa é de um aumento significativo no tráfego de clientes, elevação do ticket médio e expansão nas vendas das categorias e itens relacionados à data.”

No Supermercado Pinheiro, haverá uma comunicação temática com abóboras decoradas em algumas lojas. “As abóboras serão posicionadas na seção de hortifrúti, caracterizando um ponto temático específico relacionado à data.”

Fornecedores

Segundo o gerente do Pague Menos, um dos fatores que faz do Halloween uma data que cresce em importância para o varejo alimentar é o fato de as indústrias oferecem produtos temáticos.

“O mercado ganhou muita relevância nessa data e está ávido por produtos temáticos. E nós, da Fini, buscamos capitalizar essa tendência por meio de estratégias de marketing, lançamento de produtos temáticos, collabs, ação com influenciadores e promoções especiais em nossas franquias, e-commerce e, também, no varejo de forma geral, dando a mesma visibilidade diferenciada para exposição de nossos produtos, também, no PDV”, afirma a diretora-executiva de Shopper Mkt Global da The Fini Company, Camila Couto.

A Fini acaba de expandir seu portfólio com uma linha exclusiva de produtos para esse momento marcado pelo lançamento de cinco novos formatos e sabores exclusivos para o Halloween, sendo: Marshboo, Marshboo RIP, Aranha, Dentadura da Bruxa e Tubesboo.

Em relação a dicas sobre como a indústria e o varejo podem potencializar essa sazonalidade, segundo Camila, a Fini vem cada vez mais, intensificando sua relevância no varejo e promovendo o crescimento da categoria. “Não se trata apenas de instalar displays, mas de criar experiências de marca envolventes dentro dos pontos de venda, incluindo ambientações criativas e até conceitos de ‘store in store’. E a Fini utiliza seu conhecimento sobre o comportamento do consumidor para oferecer soluções que beneficiam tanto a indústria quanto o varejo.”

A executiva da Fini ressalta que, no varejo, onde os consumidores buscam produtos e experiências, uma loja perfeita emerge como peça fundamental no sucesso comercial. Dessa forma, uma loja bem planejada e executada não apenas atrai clientes, mas os orienta, naturalmente, nos processos de compra e fidelização. Estratégias inteligentes de merchandising e apresentação de produtos, juntamente com equipes de vendas treinadas adequadamente, garantem que cada visita resulte não só em uma compra, mas em uma experiência de alegria, diversão, criatividade, fantasia e bom humor aos consumidores.

“Tempos mais de 20 itens com a temática de Halloween, além de outros produtos que se encaixam perfeitamente à brincadeira e devem adoçar ainda mais esta época do ano, como produtos para pintar a língua e até azedinhos”, explica a gerente de marketing da Florestal Alimentos, Clarí Schneider.

Entre os destaques estão a linha Gomas ETs (composta por balinhas, muito macias, desenvolvidas no sabor tutti-frutti, nas cores verde e rosa, na categoria azedinha, com o formato da cabeça de um ET, com o desenho dos olhos em destaque) e o novo Marshmallow Fofs Vamp. Com uma proposta inovadora, o novo marshmallow tem o formato twist na cor branca, no sabor baunilha, e recheio de bala de gelatina vermelha, no sabor morango. Além do tema de vampiros, o principal diferencial deste lançamento, fica por conta da adição de um sachê de 30g com calda de morango, que é acrescentado dentro do pacote de marshmallow, para que os consumidores possam colocar a calda que remete a sangue.

Em paralelo aos lançamentos, a empresa preparou uma promoção especial para a celebração. Até 2 de novembro, ocorre a campanha Halloween Eletrizante Florestal, que sorteia um carro elétrico, duas scooters elétricas, três videogames portáteis, além de prêmios instantâneos todos os dias. São 100 vouchers no valor de R$ 100 para compras no e-commerce e 10 óculos 3D de realidade virtual. A promoção é válida em todo o Brasil, a cada R$ 20 em compras de produtos Florestal em um mesmo cupom fiscal, o consumidor concorre aos prêmios. Para participar é necessário ser pessoa física, maior de 14 anos (representada pelo responsável legal). Ao comprar os produtos que tenham código de barras, é preciso cadastrar o cupom fiscal no site promocaoflorestal.com.br. Conforme o coordenador de Trade Marketing Bruno Ferreira, a ideia da campanha é incentivar uma das datas sazonais que mais crescem no setor de candies no Brasil. Saiba mais em: promocaoflorestal.com.br.

O gerente comercial da rede Pague Menos faz uma observação importante sobre o Halloween. “Os produtos sazonais serão tratados como ‘in and out’. Ou seja, tem tempo definido para ficar em linha. Após o período sazonal, as sobras são recolhidas pelos fornecedores. Essa ação é muito comum em categorias de não alimentos.”

Dados da indústria

O Brasil é o quinto maior produtor mundial de balas e gomas, atrás da China, dos Estados Unidos, da Alemanha e da Rússia.

Exportamos para mais de 100 países: os Estados Unidos, a Argentina e o Paraguai sãos os principais parceiros

Expectativa é aumentar o volume de produção de 140 mil toneladas/ano alcançadas em 2023

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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