<< Voltar pra Home

Destaques



GS1 Brasil alerta sobre a importância dos padrões no Dia Mundial da Normatização

13 de outubro de 2023
 - 
11:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “GS1 Brasil alerta sobre a importância dos padrões no Dia Mundial da Normatização”

Codificação de produtos é fundamental para uma gestão eficiente nos mais variados segmentos

Identificar informações em padrões globais é um procedimento vital para otimizar resultados em quaisquer áreas. Alguns exemplos são sistemas de gestão, tecnologia da informação, segurança dos alimentos, combate às mudanças climáticas e até mesmo a eficiência em atendimento hospitalar. No Dia Mundial da Normatização, celebrado em 14 de outubro, a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) observa que as instituições públicas ou privadas que ainda não adotaram padronização de dados podem ficar para trás na nova era da informação.

O Dia Mundial da Normatização foi instituído para reconhecer a colaboração dos milhares de especialistas que se dedicam a promover a qualidade e a segurança de produtos, processos e serviços, por meio de normas técnicas. A data consta no calendário internacional graças à iniciativa de International Organization for Standardization (ISO), International Telecomunication Union (ITU) e a International Electrotechnical Commission (IEC). A cada ano, as instituições definem um tema com o objetivo de conscientizar e aumentar a compreensão da importância das normas internacionais e porque a padronização é importante para todos nós. Para 2023, a pauta é “Visão Compartilhada para um Mundo Melhor“, e a meta é aumentar a compreensão de como as normas internacionais contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), que são o foco principal do Dia Mundial da Normatização.

“Empresas, organizações e indústrias envolvidas na cadeia de suprimentos, varejistas, fabricantes nos setores comerciais, organizações de saúde, governos e órgãos reguladores, fornecedores de soluções e acadêmicos focados no comércio internacional e questões globais, todos veem cada vez mais a padronização com um processo fundamental e irreversível”, destaca o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira.

Mas essa é apenas uma das soluções disponíveis. São diversos tipos de codificação como GS1 DataBar, GS1-128, ITF-14, GS1 DataMatrix e GS1 Digital Link (QR Code), que podem ser usados em diferentes setores, classificando os itens com base em suas características principais. Cada variação de um item recebe um número único, o que garante o envio do produto certo ao destino correto. Isso evita erros durante o processo de retirada graças à comunicação eficaz, organização e agilidade em todo processo.

Entre os que mais têm avançado na implementação é o código bidimensional GS1 Digital Link, que promove uma revolução e facilidade aos processos de compra e venda. A capacidade de armazenar dados é ampliada, ao mesmo tempo em que o espaço ocupado pelo código nas embalagens e itens comerciais foi reduzido. A tecnologia utiliza ambas as dimensões, horizontal e vertical, para codificar dados em uma pequena área. Em uma campanha mundial, a GS1 prevê que o código bidimensional substituirá o código de barras linear na cadeia de abastecimento até 2026.

Benefícios da padronização para as empresas

Em organizações com alto giro de produtos, a agilidade dos processos logísticos e a gestão do estoque torna-se crucial. A codificação ajuda a garantir um processo ágil com redução de erros e agilidade na resolução de problemas. Controle de qualidade é mais uma das vantagens da padronização de identificação dos produtos para auditorias e inventário mais eficientes.
A codificação padronizada permite que qualquer funcionário possa localizar itens no estoque rapidamente, aumentando a produtividade e a satisfação da equipe. Os processos de rastreabilidade são facilitados pela rápida identificação de eventos como desvios ou contaminações, o que garante a redução de falhas e dá mais segurança a todo o processo.

Para os consumidores

A padronização de serviços e produtos desempenha um papel fundamental na vida dos consumidores que valorizam a qualidade, a segurança e a eficiência em tudo o que levam para casa e nos serviços que contratam. Do supermercado à sala de cirurgia, escolher produtos e serviços que seguem padronização global traz benefícios que melhoram consideravelmente a vida das pessoas.

Compras no varejo simplificadas

A padronização leva o consumidor a uma experiência de compra mais fluida para que tenha informações precisas de suas compras com base nos dados registrados pelos fabricantes no Cadastro Nacional de Produtos da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Os consumidores também têm os benefícios da embalagem estendida nos casos de produtos identificados com o código bidimensional.

Segurança alimentar

Em tempos que a preocupação do consumidor é maior em relação à procedência dos alimentos, o padrão GS1 de código de barras que permite a rastreabilidade é um aliado valioso. Ele permite rastrear a jornada dos produtos em toda a cadeia de abastecimento, desde a produção até a prateleira do supermercado. Em casos de contaminação ou problemas de qualidade, a padronização através do código de barras facilita a rápida identificação e retirada de produtos defeituosos do mercado.

Medicina precisa

Na área da saúde, a padronização da identificação de medicamentos e instrumentos hospitalares salva vidas. O uso do GS1 Datamatrix – mais um código bidimensional – evita erros graves como a administração incorreta de medicamentos. Isso significa bem-estar e segurança dos pacientes.

Segurança e qualidade na indústria

A padronização desempenha um papel central na produção da indústria para garantir segurança e qualidade. Normas rigorosas estabelecem diretrizes para a produção de equipamentos, materiais e produtos que atendam aos padrões mais elevados. Isso não apenas protege os consumidores, mas também promove a competitividade global das empresas nos processos de importação e exportação.

Comércio global facilitado

A padronização também desempenha um papel significativo na promoção do comércio global. Normas internacionais facilitam a troca de produtos e serviços entre países, eliminando barreiras técnicas e regulatórias. Isso promove o crescimento econômico, cria oportunidades de emprego e beneficia as economias em todo o mundo.

Cuidados com a saúde e inovação médica

No campo da saúde, as normas são essenciais para garantir a qualidade dos dispositivos médicos, medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Elas desempenham um papel vital na segurança dos pacientes, bem como na inovação na Medicina. As normas contribuem para o avanço da pesquisa médica e na entrega de cuidados de saúde de qualidade.

Proteção ambiental e sustentabilidade

Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente, as normas fazem parte dos projetos de proteção dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade. Elas estabelecem diretrizes para práticas sustentáveis na agricultura, na gestão de resíduos e no desenvolvimento de tecnologias mais limpas. Ou seja, a padronização contribui para um planeta mais saudável e sustentável


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…