Por Giseli Cabrini
Com mais de 3O anos de história, o grupo Peruzzo acaba de concluir um reforço importante na sua área de logística. No dia 25 de março, a rede reinaugurou o seu centro de distribuição (CD) localizado em Cachoeirinha (RS) voltado exclusivamente à operação de hortifrúti. O novo espaço praticamente dobrou a capacidade de armazenamento e distribuição, garantindo mais eficiência na logística e oferecendo mais qualidade aos produtos que chegam às lojas.
O CD está estrategicamente localizado próximo à Central de Abastecimento (Ceasa) de Cachoeirinha, o que é fundamental para garantir o frescor dos alimentos. Além disso, o local possui uma câmara fria que mantém a temperatura ideal dos itens que compõem a seção de frutas, legumes e verduras (FLVs) comercializados nas lojas do grupo.
Sem revelar o montante, segundo a rede, os investimentos na área logística integram uma estratégia de crescimento e posicionamento das marcas Peruzzo Economix no Rio Grande do Sul, tantos nos municípios nos quais atua quanto nas cidades que pretende operar no futuro.
Fundado em Bagé, o Peruzzo possui atualmente 27 lojas situadas em 12 cidades gaúchas, onde atua com os formatos supermercado (Peruzzo) e atacarejo (Ecomix). Sob a bandeira Peruzzo, são 23 unidades localizadas nos municípios de: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Pelotas, Rosário do Sul, Santa Maria, São Borja e São Gabriel. Já as quatro lojas do Ecomix estão sediadas em: Alegrete, Bagé, Rio Grande e Santiago. Reúne também três centros de distribuição (CDs) presentes nas cidades de Bagé e Cachoeirinha.
Confira, a seguir, entrevista exclusiva de SuperHiper com o diretor de Operações Logísticas do grupo Peruzzo, Edegar Fanezi, sobre o assunto.
Fale sobre as novidades envolvendo o CD em Cachoeirinha. Qual foi o investimento? E os empregos gerados?
Foi uma reinauguração envolvendo mudança de planta. Estamos na cidade de Cachoeirinha, desde 2017, devido à proximidade à Ceasa e aos principais fornecedores de hortifrútis. Operamos com 18 colaboradores orgânicos e 20 terceirizados. Quanto aos investimentos, por motivos estratégicos, preferimos não revelar, no momento.
Qual é a área/ a capacidade atual do CD?
Saímos de uma área de 800 metros quadrados para 1.500 metros quadrados.
Com isso, o grupo Peruzzo passa a ter quantos CDs? Onde estão localizados?
Atualmente operamos com três centros de distribuição. Dois estão estrategicamente localizados em Bagé (RS): um CD congelados/refrigerados e outro operando com mercearia seca e liquida. O terceiro, em Cachoeirinha é exclusivo para a nossa operação de hortifrútis.
Qual é a importância desse novo CD para o grupo Peruzzo?
O CD recém-reinaugurado nos possibilita ampliar nossa capacidade de movimentação garantindo o frescor onde o recebimento e a expedição acontecem em área totalmente climatizada.
Atualmente como funciona a operação logística do grupo?
Atualmente nossa frota é 100% própria com entregas diárias de mercearia, perecíveis, congelados e refrigerados em nossas 27 lojas situadas em 12 cidades do Rio Grande do Sul, onde atuamos com formatos de supermercado (Peruzzo) e atacarejo (Ecomix). A operação hortifrúti acontece três vezes na semana.
Quais são as tecnologias empregadas no novo CD e na logística como um todo?
Utilizamos o WMS da SAP para gerenciamento de toda a operação logística. Os veículos são 100% rastreados com telemetria.
Quais são as oportunidades e os desafios que a área de logística possui no grupo Peruzzo?
Logística não é uma ciência exata. Os desafios são constantes. A diferença está nas pessoas, desde que bem-treinadas e acompanhadas.
Quais são os planos para o futuro?
Somos uma grande área de apoio e principal fornecedor para as lojas. O plano é garantir eficiência operacional com melhor custo para atender as unidades existentes e suportar a expansão do grupo.