Home SeçõesNegócios Grupo Mateus tem lucro líquido de R$ 347,5 mi no 2T24

Grupo Mateus tem lucro líquido de R$ 347,5 mi no 2T24

No período, a companhia inaugurou cinco novas lojas, expandindo sua presença em São Luís e na regional Nordeste

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

O Grupo Mateus, classificado como a terceira maior rede supermercadista do país, segundo o Ranking ABRAS 2024, acaba de anunciar o seu balanço financeiro referente ao 2T24. No período, a empresa reportou um crescimento de lucro líquido de 18,0% que totalizou R$ 347,5 milhões.

A margem EBITDA foi de 7,4% e o ciclo de caixa atingiu 74 dias. A receita líquida, por sua vez, cresceu 18,8%, totalizando R$ 7,6 bilhões, com um crescimento em mesmas lojas (SSS) de 4,8%. Nos primeiros seis meses de 2024, a receita líquida alcançou R$ 15 bilhões, um aumento de 22,2% (SSS: 7,1%).

Leia mais:

No 2T24, o lucro bruto atingiu R$ 1,7 bilhão, 18,6% a mais que no 2T23. A margem bruta foi de 22,4%, um avanço sequencial de 0,1 p.p. em relação ao 1T24. No acumulado do semestre, o lucro bruto totalizou R$3,4 bilhões (+22,8%), com margem de 22,4%.

Durante o 2T24, o EBITDA (pós IFRS 16) excluindo efeitos extraordinários cresceu 17,2% e totalizou R$ 565,2 milhões, com margem de 7,4%. Nos seis primeiros meses de 2024, o EBITDA atingiu R$ 1,1 bilhão (+19,6%), com margem de 7,2%.

A companhia também inaugurou cinco novas lojas, expandindo sua presença na área metropolitana de São Luís e na Regional Nordeste, com novas unidades em Russas (CE) e Eunápolis (BA). As lojas em maturação (com menos de 4 anos) representaram 54% da receita total do trimestre.

Ao final do trimestre, o Grupo Mateus registrou uma melhora de 8 dias em seu ciclo de conversão de caixa e encerrou o trimestre em 74 dias, comparado a 82 dias no segundo trimestre do ano passado. Além disso, encerrou junho com uma alavancagem bastante conservadora de 0,3 vezes dívida líquida/EBITDA.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada