Home SeçõesNegócios Grupo Mateus quer dobrar de tamanho até 2025, lançando 50 lojas por ano

Grupo Mateus quer dobrar de tamanho até 2025, lançando 50 lojas por ano

De Administrador SH
0 Comentário

Meta ambiciosa da rede maranhense que fatura mais de R$ 14 bi por ano, é ampliar a presença nos estados brasileiros. Em fevereiro, vai inaugurar no mesmo dia lojas em lados opostos do Rio São Francisco

Grupo Mateus pretende chegar a seis novos estados a partir do primeiro trimestre de 2022, elevando o ritmo de abertura de lojas para até 50 por ano, disse Marcelo Korber, diretor de relações com investidores da varejista alimentar.

A empresa quer alcançar os mercados consumidores da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande Norte a partir do primeiro trimestre do ano que vem, com abertura de duas lojas já em fevereiro. “Com a nova regional, devemos abrir entre 45 e 50 lojas com alguma consistência ao longo dos anos, ante expectativa de 35 a 45”, ressaltou Korber.

O foco da nova regional será o chamado cash and carry, ou atacarejo, em português. “O grupo terá esse foco, pois nossa estratégia começou neste formato. Essa estratégia nos fez dominante nos locais onde estamos e esperamos garantir, inclusive, a oportunidade de explorar cidades menores nesses estados, que estão fora do radar de nossos concorrentes”, completou Korber.

Contudo, a inflação tem se mostrado um desafio para o ambicioso plano de expansão da rede Mateus. “A alta de custos pesa, mas de forma igual para todos”, afirmou Kerber. O diretor explica que a companhia aposta na qualidade para se tornar referência nos locais onde atua, além de uma logística desenvolvida capaz de mitigar os efeitos inflacionários sobre a cadeia de suprimentos do grupo.

Perguntado sobre como o Auxílio Brasil impacta as operações da companhia, Korber disse que o benefício não deve ser entendido como direcionamento de crescimento, mas que vai ajudar os resultados em 2022. “Não abrimos mais lojas ou menos em função do auxílio. O ano de 2020 deixou claro que o auxílio ajuda no perfil de consumo e alivia a corrosão de renda, mas não nos faz mudar de opinião em relação ao crescimento”.

Estreia em dobro no Rio São Francisco

Em fevereiro de 2022, o empresário maranhense Ilson Mateus Rodrigues, fundador e presidente da rede varejista grupo Mateus – eleito pela DINHEIRO o Empreendedor do Ano no Varejo – fará em um mesmo dia a inédita estreia do grupo em dois novos estados nordestinos, Pernambuco e Bahia, com a abertura de lojas em Petrolina e Juazeiro, em margens opostas do Velho Chico, o rio São Francisco.

“Depois do nosso IPO em 2020, estamos acelerando a expansão e consolidando nossa liderança em todos os locais em que atuamos”, disse o empresário. O plano, segundo ele, é focar as estratégias e os investimentos nas regiões em que opera, pelos próximos dez anos, no mínimo. Só então desbravar outras regiões, como Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “Não quero atirar para todos os lados e ser fraco em vários estados”, afirmou. Pelo ranking de 2020 da revista americana Forbes, Ilson Mateus possui fortuna pessoal de R$ 20 bilhões, o nono brasileiro mais endinheirado e um dos 11 compatriotas da lista.

Ao levantar R$ 4,63 bilhões com a abertura de capital, Rodrigues capitaneou o maior IPO do Brasil em 2020, em pleno ano de retração econômica e pandemia. A força da marca e o potencial de crescimento da empresa seduziram os investidores na bolsa. Com razão. O conglomerado também opera supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, distribuição de medicamentos e materiais construção. Na lista das maiores atacarejos do Brasil, fica atrás de Assaí (Grupo Pão de Açúcar), Atacadão (do Carrefour) e do grupo chileno Censosud.

EXPANSÃO

Somente em 2021, foram inauguradas 45 lojas. Em dezembro, a empresa abriu as portas de nove novas lojas em várias frentes de negócios, sendo quatro de eletro, três de varejo e duas de atacarejo. Para sustentar o crescimento do grupo em seis estados do Nordeste, foram inauguradas sede administrativas em Recife e Salvador. Além disso, Centros de Distribuição já estão em funcionamento nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana de Recife, e em Feira de Santana, interior baiano.

Até 2025, a empresa deve dobrar o número de lojas em seu portfólio. Mas a expansão não se limita à abertura de lojas. Segundo Rodrigues, parte do crescimento virá do e-commerce, com o lançamento de um app para atender o cliente final e dar suporte ao time de vendas e representantes comerciais. “Estamos fazendo várias experimentações em todas as áreas para criar massa crítica e aprender o que dá certo”, afirmou o empresário. “Aqui na empresa sempre digo que prejuízo pequeno é lucro. Se não ganhamos dinheiro em determinado negócio, pelo menos ficou o aprendizado.”

O empresário

A trajetória do empresário Maranhense Ilson Mateus Rodrigues, fundador e presidente da rede varejista Grupo Mateus, renderia um filme ou um daqueles livros de autoajuda e motivação. Mas não agora. A história, diz ele, ainda está sendo escrita.

À frente da maior rede varejista das regiões Norte e Nordeste – e a quarta maior empresa de varejo alimentar do Brasil –, o ex-engraxate, torneiro mecânico, garimpeiro de Serra Pelada e vendedor de cachaça nascido em Imperatriz, interior do estado, hoje é dono de uma companhia em expansão acelerada, com faturamento de R$ 14,4 bilhões no ano passado e 195 lojas no Maranhão, Pará, Piauí e Ceará.

“Nossa empresa é resultado da persistência e fruto da força do trabalho”, disse Rodrigues, de 58 anos, que deu início à empresa em 1986 como um pequeno armazém de 50 m² no município de Balsas (MA). “Costumo dizer que temos de ser como lagartos no deserto, que se adapta ao ambiente para sobreviver e sempre seguir em frente”, afirmou.

Cristão fervoroso, Ilson Mateus afirma que tem dobrado os joelhos com muita frequência para tomar as decisões mais importantes da companhia. “Não deixo de orar e pedir a Deus orientação para conduzir a empresa e minha vida”, afirmou. “Em muitos momentos da minha trajetória, se não fosse a intervenção divina, não teria acontecido”, disse.

A julgar pela história de sucesso pessoal e pelo bom desempenho do Grupo Mateus, o fiel empresário do Maranhão tem tido suas orações atendidas.

Fonte: Hugo Cilo, Isto É Dinheiro e Artur Horta, TC.com.br

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada