Rede mantém plano de expansão que até junho entregou 110 lojas no Maranhão, 63 no Pará, oito no Piauí e uma no Ceará
Estrela do maior IPO realizado no País no ano passado, o Grupo Mateus dá seguimento ao plano de expansão que foi traçado justamente para ser intensificado após a abertura de capital na bolsa de valores. Somente em junho, o varejista inaugurou quatro lojas em junho nos Estados do Maranhão e no Pará. Os municípios Pinheiro e São José de Ribamar, no Maranhão, receberam uma loja de Eletro cada, enquanto a cidade de Ananindeua, no Pará, teve uma inauguração dupla, com uma loja de atacarejo e outra de Eletro.
Com as inaugurações de junho, o Grupo Mateus encerrou o mês com 182 lojas em operação, sendo 56 de varejo, 38 de atacarejo e 88 de eletro. Por Estado, são 110 lojas no Maranhão, 63 no Pará, 8 no Piauí e 1 no Ceará.
O conglomerado é dono do quarto maior atacarejo do Brasil, ficando atrás do Assaí (do Grupo Pão de Açúcar), do Atacadão (do Carrefour) e do grupo chileno Censosud. A empresa também opera supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, distribuição de medicamentos e construção. O Grupo Mateus foi criado há 34 anos por Ilson Mateus, um ex-garimpeiro de Serra Pelada (PA).
Demanda robusta desde o lançamento
A empresa arrecadou R$ 4,63 bilhões no IPO no ano passado. A demanda foi robusta desde o lançamento, batendo cinco vezes o volume ofertado. Além do lote principal, a companhia também colocou no mercado cerca de 75% do lote adicional.
O plano do grupo Mateus no longo prazo é fortalecer sua presença regional, ampliando de forma significativa o número de lojas, por meio da expansão orgânica. O foco da expansão são principalmente os formatos de atacarejo, com a marca Mix Atacarejo, e loja de vizinhança, com a marca Camiño.
Fonte: Mercado e Consumo, Estadão Conteúdo por Luísa Laval