Além das 6 lojas em construção e das 5 inaugurações de setembro, o grupo capitalizado irá cruzar novas divisas
A abertura de capital acelerou os planos de crescimento do Grupo Mateus. O que antes era projeto, se tornou realidade a partir de outubro de 2020, quando a empresa fez o seu IPO, o maior do ano de 2020 até então. Impulso que permitiu à companhia inaugurar 23 novas lojas somente nos primeiros seis meses deste ano.
Como parte da estratégia de avanço por novos estados do Nordeste, o Grupo recrutou profissionais com expertise de mercado e traçou estratégias para concretizar sua chegada em novas cidades. A Regional Nordeste é formada por uma equipe focada no varejo e atacado, e que ficará baseada, estrategicamente, nos estados da Bahia e Pernambuco.
Algumas subdivisões já foram criadas e duas novas regionais surgem dentro do projeto: a regional Bahia/Sergipe e a regional Pernambuco/Alagoas/Paraíba/Rio Grande do Norte.
O diretor-executivo do Grupo Mateus, Sandro Oliveira, fala sobre as perspectivas de um futuro bem próximo. “Essas duas novas regionais já estão prontas para começar suas atividades. Muito em breve, vamos inaugurar um Centro de Distribuição em Feira de Santana-BA e outro em Cabo de Santo Agostinho-PE. Algumas lojas estão em andamento de licenciamento e outras três já estão com as obras bem encaminhadas. O nosso objetivo é virar o ano com 5 ou 6 lojas em construção para abertura no primeiro semestre de 2022”, adianta.
Novo time de gestores no Nordeste
Para atender a grande demanda do Grupo na região, um novo time de gestores assume as divisões estabelecidas dentro dessa nova regional, com profissionais destacados do mercado e cheios de expertise, conhecimento de todas as localidades e vasta experiência na área varejista.
A regional contará com uma equipe que irá desenvolver ainda mais o potencial econômico e promover a geração de empregos em diversas cidades do Nordeste. Um número que evidencia bem isso, é que mesmo em meio a pandemia, o Grupo Mateus gerou mais de 9 mil empregos em 2020.
Novas lojas foram inauguradas recentemente no Ceará, nas cidades de Tianguá e Sobral. E a expansão não para por aí! A companhia tem estudado criteriosamente os hábitos de consumo das novas praças onde pretende entrar.
Abertura de lojas
Durante o mês de setembro, o Grupo Mateus deu continuidade ao seu plano de expansão, com inaugurações no Piauí, Maranhão e Pará.
No Piauí, Piripiri, cidade com 63 mil habitantes, recebeu um Super. A loja oferece aos consumidores da cidade uma experiência de compras completa, com cerca de 9.000 SKUs, além dos serviços de açougue, peixaria, hortifruti, padaria e frios. Por sua vez, Altos deu boas vindas a uma loja de Eletro, a primeira operação do Grupo na cidade.
Já no Maranhão e no Pará foram inauguradas lojas de Eletro, demonstrando que ainda existe espaço para expansão do Grupo nos estados onde sua presença já é consolidada. Em São Luís, foi inaugurada uma loja, enquanto que Belém foram inauguradas duas lojas.
Com as inaugurações de setembro, o Grupo Mateus encerrou o mês com 189 lojas em operação, sendo 57 de varejo, 40 de atacarejo e 92 de eletro. Por estado, são 110 lojas no Maranhão, 65 no Pará, 12 no Piauí e 2 no Ceará.
Grupo Mateus é a quarta maior empresa de varejo alimentar do país, com operações no varejo de supermercados, atacarejo, atacado, móveis e eletrodomésticos, e-commerce, indústria de panificação e central de fatiamento e porcionamento.