Por Giseli Cabrini
O grupo Coutinho vai encerrar 2024 com 48 lojas em nove cidades do Espírito Santo: Cariacica, Anchieta, Guarapari, Serra, Vitória, Colatina, São Mateus, Vila Velha e Viana sob duas bandeiras no formato de supermercados, a Extrabom e a Exraplus e uma de atacarejo, a Atacado Vem, além da Extrabom Be Honest, de minimercados autônomos. No entanto, a meta de expansão é grande: chegar a 60 unidades e faturar mais de R$ 4 bilhões até 2028.
Embora o projeto contemple todas as bandeiras, o maior número de novas lojas será do Extrabom e do Atacado Vem. E a expectativa é chegar a outros municípios do Estado.
As próximas inaugurações estão previstas para o início do segundo semestre de 2025. Duas lojas já estão em obras, sendo uma operação Extrabom, na região da Grande Santo Antônio, em Vitória, e outra do Atacado Vem, em Alto Lage, em Cariacica.
A rede fechou 2023 com 35 unidades da bandeira Extrabom, mas já o grupo já possuía um total de 45 unidades, sendo outras três da bandeira Extraplus e sete do Atacado Vem. Neste ano, o grupo Coutinho abriu três estabelecimentos: um Extraplus na Praia do Canto (em Vitória) e duas unidades Extrabom, uma em Anchieta (a primeira neste município capixaba, marcando sua expansão para o litoral sul do Estado) e a mais recente em Viana. Atualmente, o grupo tem mais de 6.500 colaboradores.
Na última quarta-feira (16), a segunda unidade, em Viana, abriu as portas. O estabelecimento possui mais de 1.400 metros quadrados de salão e seções, como: resfriados, congelados, hortifrúti, limpeza, higiene pessoal, bebidas, padaria e açougue, além de estacionamento, bicicletário e outros serviços. Foram contratados 120 novos colaboradores para cargos, como: açougueiro, auxiliar de padeiro, ajudante de entregas, balconista de frios e repositor de mercadorias.
Segundo o grupo Coutinho, a rede trabalha para diferenciar suas bandeiras para que sejam cada vez mais aderentes ao público que buscam atender em cada uma delas.
O Extrabom é uma marca de supermercados consolidada no mercado capixaba. Como os portes das lojas são variados, um dos principais desafios passa por manter a uniformidade entre as unidades para que o consumidor se sinta sempre bem-atendido, independentemente do estabelecimento que visitar. Já o Extraplus passou por um grande rebranding. Além da atualização visual de todos os materiais de comunicação, incluindo a marca, as lojas foram reformadas, inaugurando um novo conceito, que compreende desde a comunicação visual até o mix de produto. O desafio é disseminar esse posicionamento, tanto para colaboradores quanto consumidores. Além disso, depois de muitos anos, a bandeira inaugurou uma loja em uma nova região de Vitória. Por mais que a marca já fosse de conhecimento do público, entrar em uma nova área, com um público extremamente exigente, é sempre um grande desafio.
Por sua vez, o Atacado Vem é a bandeira mais nova do grupo. Inaugurada em 2020, já reúne sete unidades e a previsão é de ampliar este número em 2025. Como marca nova, um dos principais desafios passa por torná-la mais conhecida e ainda a opção preferida de compra por parte do público-alvo. Segundo a rede, o formato de atacarejo é um dos que mais se desenvolveu nos últimos anos, então a meta é buscar constantemente se diferenciar dos competidores para ganhar cada vez mais espaço na mente e na cesta do consumidor.
A rede destaca ainda que foi uma das pioneiras no Brasil a atuar no e-commerce, ainda em 2010. A iniciativa com a Be Honest surgiu na mesma linha a fim de oferecer aos consumidores mais um canal para encontrar a marca e suprir suas necessidades. Atualmente, já são mais de 50 unidades espalhadas pelos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra. O plano é seguir com a abertura de unidades. Segundo o grupo Coutinho, a missão da empresa é abastecer as famílias capixabas, sempre com muita qualidade, variedade, economia e paixão em servir.