Home SeçõesNegócios Grupo chileno compra rede de atacarejo no Estado de SP

Grupo chileno compra rede de atacarejo no Estado de SP

De Administrador SH
0 Comentário

Com isso, grupo entra no maior mercado do Brasil e América do Sul com dez lojas na Capital, Grande SP e interior que empregam 1400 colaboradores

O grupo varejista chileno Cencosud anunciou nesta sexta-feira (06) a aquisição do Grupo Giga por R$ 500 milhões e entra no mercado do Estado de São Paulo no formato de atacarejo.

A empresa diz que o Giga conta com dez lojas e um centro de distribuição em São Paulo, tendo registrado faturamento acima de R$ 1,5 bilhão em 2021 e contando com mais de 1,3 mil funcionários.

O GIGA é um supermercado cash & carry (atacado) fundado em 2009, com 10 lojas localizadas na Grande São Paulo e possui 1 Centro de Distribuição. As lojas têm uma média de 4.500 m² e estão bem localizadas, próximas a avenidas de alto tráfego. A receita bruta dos últimos 12 meses, até março de 2022, atingiu R$1,5 bilhão. 

Com esta transação, a Cencosud entra no maior mercado do Brasil e da América do Sul, diretamente com o formato que mais cresce no Brasil e é o mais resistente a contextos macroeconômicos recessivos.

A Cencosud tem uma operação no Brasil que conta com mais de 350 lojas em oito estados e mais de 70 cidades. A Cencosud, varejista líder na América do Sul com operações no Chile, Argentina, Brasil, Peru e Colômbia, anunciou hoje que sua subsidiária Cencosud Brasil assinou um acordo com os acionistas da GIGA para a aquisição de 100% da referida empresa.

Segundo afirmou Matías Videla, CEO da Cencosud, “estamos muito entusiasmados por podermos entrar no maior mercado da América Latina como São Paulo, com um formato que sabemos que terá sinergia com as lojas que atualmente operamos no Brasil”. Sobre a nova empresa, o executivo destacou que o GIGA é uma marca muito valorizada em São Paulo, com alto potencial de crescimento e com uma administração local que tem demonstrado sucesso na execução desse formato”.

De acordo com o Guidance que a Cencosud divulgou no primeiro trimestre do ano, Videla destacou que “isso demonstra nosso compromisso e confiança com as 2 operações no Brasil, além disso amplia a base de ativos em um formato que é o mais bem sucedido do país, o qual continuaremos fomentando no futuro”. 

Sebastián Los, Diretor Presidente da Cencosud Brasil, por sua vez sinalizou que “esta transação é um marco para a nossa operação no Brasil, acreditamos que o GIGA nos potencializará com o formato correto, em um estado pleno de oportunidades. Isto é o início de uma nova etapa de crescimento, que a nossa grande equipe da Cencosud Brasil saberá impulsionar”. 

A transação ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

E-commerce

A última grande movimentação da rede foi a entrada no comércio eletrônico há seis meses nas regiões de Alphaville, Tamboré e Santana do Parnaíba, serviço hoje descontinuado conforme indica o site da companhia.

Fundado em 2009, o Giga Atacado conta com 10 lojas e emprega mais de 1400 funcionários no estado de SP, a rede é especialista em atacarejo no Brasil. Isso porque atende desde um público B2B, com foco em pequenos comerciantes, até o consumidor pessoa física, que busca o melhor custo benefício nas compras de supermercado. Tem como missão Ser o melhor lugar para comprar Barato.

História

O Giga Atacado faz parte de uma história de sucesso da Família Nassar com início em 1923 em uma loja de tecidos na cidade de Pindorama, a Casa Nassar. Em 1953, a família se muda para São Paulo onde inaugura no bairro de Pinheiros o Bazar 13. Em agosto de 1982, era inaugurada a primeira loja do Supermercados Mambo no bairro da Aclimação em São Paulo.

O Giga Atacado nasceu em 2009 com a primeira loja no bairro do Limão e uma missão levar produtos de qualidade com preço baixo e uma experiência diferenciada dentro do modelo de atacado.

O sucesso foi tão efetivo que nos anos seguintes a operação se expandiu para outras cidades do estado de São Paulo.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada