Dona das marcas Supermercados Carone e SempreTem Superatacado, empresa investiu no WMS da Manhattan para sustentar crescimento
A implementação de uma nova solução de gestão de armazém ajudou o Grupo Carone a aumentar a produtividade das operações em 15%, mesmo antes de finalizar a implementação do software. A empresa, dona das bandeiras Supermercados Carone e SempreTem Superatacado, apostou na tecnologia da Manhattan Associates para melhorar a eficiência de abastecimento das 17 lojas, localizadas nos estados do Espírito Santo e da Bahia. O investimento também está ligado aos planos de expansão do grupo.
Em 2024 a empresa planeja inaugurar duas filiais no Rio de Janeiro, além de uma nova loja no Espírito Santo ainda neste ano. Hoje, o grupo opera com um centro de distribuição de 20 mil m², onde são armazenados 6.500 produtos em uma rotatividade de 12 mil SKUs, boa parte deles na modalidade de cross docking. A expansão prevê também a migração para um novo centro de distribuição, com capacidade três vezes maior, de 80 mil m². Segundo Gladstone Airton, gerente de logística do Grupo Carone, o investimento no software Manhattan Scale está ligado ao novo projeto.
“O grupo está em expansão e, com a abertura de um novo CD, o sistema anterior já não suportava as operações, então fomos ao mercado buscar uma empresa que fosse parceira em crescer junto com a gente. Testamos 11 sistemas no total, entre eles 8 nacionais e 3 internacionais, e a Manhattan foi o que mais se aproximou dos nossos desejos e que poderia nos dar o apoio que precisávamos no crescimento da empresa. A tecnologia nos deu confiança para o tratamento de dados e garantiu uma fácil utilização pela nossa equipe”, conta o gerente.
O projeto é realizado em parceria com a LDM. O responsável pela Tecnologia e Inovação do Grupo Carone, Fernando Martimiano, explica que esse plano de expansão do grupo inclui as três empresas, englobando a totalidade do armazém, com a separação e o recebimento da mercadoria. “Hoje o nosso centro de distribuição já não comporta o crescimento dos negócios do grupo, o que torna um desafio rotacionar uma grande quantidade de SKUs em 20 mil m². Com essa mudança a nossa capacidade vai aumentar e essa parceria vai ajudar a trazer uma melhor evolução dos nossos processos e da nossa qualidade de separação”, finaliza.
O WMS da Manhattan inclui recursos para armazém, mão de obra, parceiros de negócios e gestão de pátio, bem como a execução do transporte e análises do supply chain. Segundo o diretor de vendas e e CS da Manhattan, Marco Beczkowski, a solução permite que as empresas melhorem a produtividade do armazém, a utilização do espaço e o envolvimento dos funcionários. “Ele também permite que os usuários respondam e se adaptem rapidamente às mudanças planejadas e inesperadas de demanda, aproveitando algoritmos avançados que otimizam as operações. A solução acelera o fluxo de mercadorias e informações, permitindo uma execução perfeita em estoque, mão de obra e espaço, ao mesmo tempo que garante a conformidade com os regulamentos e padrões do setor”, explica.