<< Voltar pra Home

Destaques



GPA foca em expansão do Pão de Açúcar e plano entrega resultado

6 de dezembro de 2023
 - 
14:43
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “GPA foca em expansão do Pão de Açúcar e plano entrega resultado”

O objetivo é a volta da bandeira como o melhor supermercado premium brasileiro, e estratégia do grupo está fazendo com que empresa recupere o negócio

Na manhã desta quarta-feira (06) o GPA realizou o Investor Day que apresentou ao mercado os seus resultados em 2023 e seus planos para os próximos anos. O grupo vem seguido uma estratégia para recuperação do negócio, que vem sendo bem sucedida. O objetivo da Companhia é fortalecer cada vez mais a bandeira Pão de Açúcar, com o intuito dele ser o melhor supermercado premium e de proximidade brasileiro. De acordo com o CEO do GPA, Marcelo Pimentel, a expectativa é atrair clientes valiosos, uma vez que é um público mais rentável quando fidelizado, podendo rentabilizar até 9% a mais. Em 2023, esse perfil de consumidor representou um crescimento de 10% na bandeira.

No encontro de hoje, a empresa mostrou haver uma transformação no varejo e com uma positiva perspectiva para os próximos anos. Em 2023, o GPA teve uma redução na quebra operacional de 0.8 p.p, mas Pimentel afirmou que pretende diminuir este número ainda mais, sem especificar um prazo. O grupo explanou que tiveram uma redução de despesas na ordem de R$ 230 milhões, devido ao reaproximação com a indústria, melhora no gerenciamento e crescimento estrutural da margem de 1.3 p.p.

“Vamos continuar crescendo, temos oportunidade de melhorar esse número. estamos revendo o nosso pricing, para otimizar nosso programa de desconto, para atingir o cliente certo, na loja certa e na hora certa”, afirmou o CEO.

Além disso, o vice-presidente financeiro, Rafael Russowsky, avalia que o Pão de Açúcar ficará acima da previsão de margem de lucro, com uma margem EBTIDA ajustada para 2024 de 8% a 9%, seguindo a jornada de reestruturação e com a perspectiva de uma estabilização na inflação de alimentos. “Não estamos buscando estacionar a companhia em 8% e 9%, mas otimizar ao máximo possível a operação. Hoje estamos operando em nível subótimo de margem”, explicou o VP.

O Pão de Açúcar também apresentou uma melhora no market share das marcas exclusivas, representando 27% na participação do negócio. “Isso se dá devido a um trabalho inteligente, com foco e com seleção. Esse resultado significa conhecimento e confiança do consumidor”, disse o diretor comercial, Luiz Henrique Lopes.

No mercado digital, também ocorreram melhoras nas vendas e, para o próximo ano, o aplicativo do Pão de Açúcar irá contar com o aperfeiçoamento da Inteligência Artificial (IA), que irá proporcionar uma melhor experiência de compra, indicando os melhor produtos, com os melhores preços, de acordo com o perfil de cada shopper.

“Tenho uma confiança enorme que o plano que estamos implementando tem nos trazido sucesso e está nos colocando no caminho certo, para a gente trazer o GPA de volta ao seu potencial máximo”, finalizou Marcelo.

GPA se tornará uma “corporation”?

Questionado sobre os rumores do GPA se tornar uma companhia sem um controlador, conhecido como corporation, o CEO negou e disse se tratar apenas de especulações.  “Não teve nada de novo, é especulação. Não tem absolutamente nada que eu possa falar que tenha surgido.” O principal investidor do GPA é o grupo Casino, com 40% das ações, que está passando por um processo de reestruturação.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Smart Market ABRAS 2024: participe do Prêmio Profissionais do Ano

As inscrições estão abertas até 01 de março; o prêmio visa reconhecer os melhores especialistas em alta performance do setor…
Image

Rede St. Marche aposta em experiência para se destacar no mercado de vizinhança

Para Bernardo Ouro Preto, CEO da companhia, o consumidor do varejo alimentar tem buscado cada vez mais esse tipo de…
Image

Minalba expande o seu portfólio de importadas das linhas Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna

Com as novas opções de embalagens, consumidores terão ainda mais variedade de escolha no momento da compra Após um ano…
Image

Alemã Aldi testa loja autônoma nos EUA

Localizado próximo ao QG da rede em Illinois, conceito evita que clientes escaneiem códigos de barras, mas não funciona 100%…