O Grupo Pão de Açúcar (GPA) e a Food To Save uniram forças para virar o jogo contra o desperdício. O objetivo é evitar perdas de 1,5 tonelada de alimentos até o fim de 2024. No Brasil, cerca de 30% dos alimentos produzidos são desperdiçados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A parceria funcionará da seguinte forma. Nas lojas das redes Pão de Açúcar e Extra, os atendentes montam “sacolas-surpresa”, que podem ser doces, salgadas ou mistas. Essas sacolas contêm alimentos para consumo imediato, próximos ao vencimento ou fora do padrão. Após a montagem, elas são disponibilizadas no app da Food To Save, onde os consumidores podem comprá-las com descontos de até 70%. Em seguida, o cliente pode optar por retirar o produto na loja ou solicitar a entrega via delivery.
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O futuro da parceria é promissor. O piloto, realizado em cinco lojas durante dez dias, obteve um resultado positivo, com 95% das sacolas vendidas. Até o fim de 2024, a expectativa é que mais de 200 lojas do Pão de Açúcar e do Extra estejam operando com a Food to Save em mais de 70 cidades espalhadas pelo Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País.
A união das empresas reflete a preocupação do GPA com questões ESG. “O combate ao desperdício de alimentos é uma das nossas prioridades dentro da estratégia de sustentabilidade. Trabalhamos continuamente para reduzir o desperdício em nossas operações e esse é um desafio que nos leva a desenvolver projetos em diferentes frentes, uma vez que esse tema permeia todo o nosso negócio”, afirma a gerente de Sustentabilidade do GPA, Renata Amaral. “Esperamos que, com a parceria com a Food to Save consigamos evoluir ainda mais nessa jornada, incentivando o consumo consciente e oferecendo aos consumidores a oportunidade de fazer escolhas mais sustentáveis e acessíveis.”
Além de atuar com o viés de sustentabilidade, a iniciativa também contribui para a rentabilidade da companhia, atuando na redução da quebra. “Ser um negócio rentável é um dos pilares estratégicos do GPA e, nesse sentido, desenvolver iniciativas que atuem diretamente na diminuição da quebra é uma tática importante. A parceria com a Food to Save também nos auxilia nesse sentido. Para se ter uma ideia, em uma das lojas onde o piloto estava em andamento, foi possível reduzir a quebra da padaria em 35%, o que demonstra o potencial do projeto”, explica o diretor de Operações de E-commerce do GPA, Amon Chaves. “Além disso, estarmos presentes no aplicativo também está em linha de marcarmos posição em mais um canal on-line, uma vez que no GPA buscamos ter uma operação de vendas on-line sempre de olho em como, quando e onde o cliente deseja realizar suas compras. É mais uma opção para que o consumidor encontre nossas marcas”, finaliza.
O CEO e cofundador da Food To Save, Lucas Infante, destaca que esse modelo traz benefícios para todos. “Para o meio ambiente, ajudamos a evitar a emissão de CO2 com o descarte de alimentos, e, para as empresas do setor alimentício, auxiliamos no sentido de transformar prejuízo em lucro de forma simples e prática. Além disso, reforçamos a conexão de nossos parceiros, como o GPA, a uma agenda tão importante quanto a da sustentabilidade. É uma honra estarmos juntos nessa luta contra o desperdício de alimentos em todo o Brasil.”