O Grupo Pão de Açúcar apresentou na última terça-feira à noite o fechamento do quarto trimestre de 2024. Na análise por formatos, o destaque principal ficou por conta do formato proximidade premium com a bandeira Minuto Pão de Açúcar, que apurou aumento de 14,4%. O canal e-commerce, por sua vez, registrou aumento de 16,2% na receita.
No 4T24, a receita de e-commerce do GPA cresceu 16,2%, reforçando a liderança tanto nos canais próprios (1P) quanto nas plataformas parceiras (3P). No acumulado de 2024, foi registrado um aumento de 18,0% em relação a 2023, totalizando R$ 2,2 bilhões em vendas. Além disso, a penetração do ecommerce no total das vendas alimentares atingiu 12,2% no 4T24, um avanço de 0,8 p.p. em comparação ao ano anterior.
O trimestre foi marcado pela Black Friday, que vem ganhando cada vez mais relevância no calendário do varejo de alimentos. De acordo com a Nielsen, em 2024, essa foi a data de maior impacto sazonal do ano. Segundo a empresa, “o desempenho do e-commerce durante a Black Friday merece destaque especial: alcançamos nosso recorde histórico de vendas em um único dia, registrando um crescimento de 18% em relação a 2023, com melhora na margem”.
Market Share
Desde abril de 2022 o Grupo Pão de Açúcar vem atuando com disciplina e consistência na execução do seu plano estratégico. Essas ações, vem resultando em um crescente reconhecimento dos clientes e pode ser observado pelos avanços relevantes que a empresa obteve em ganhos de market share.
Segundo o GPA, no 4T24, a empresa registrou um aumento de 0,6 p.p no market share no estado de São Paulo, consolidando dois anos de aumento contínuo. Em um período acumulado de dois anos, foi registrado um expressivo crescimento de 1,4 p.p.
“Essa evolução contínua é reflexo, principalmente, do nosso foco estratégico no segmento premium, com o fortalecimento da proposta de valor da bandeira Pão de Açúcar que tem entregado um sólido crescimento na base de mesmas lojas, com performance superior ao mercado premium, assim como a expansão do formato de proximidade premium com o Minuto Pão de Açúcar.
O formato de proximidade, com as bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra, continuou com avanço significativo de market share, ganhando 1,6 p.p. na comparação com os supermercados de pequeno porte na grande SP, confirmando o sucesso da proposta de valor entregue aos clientes neste formato”, declarou o GPA.
Satisfação dos clientes
No quarto trimestre de 2024, o GPA apresentou uma incrível melhora, saltando de 72,6 pontos em janeiro, para 80 pontos em dezembro de 2024 (mensurado pelo Promoter Score (NPS)). Assim como nos trimestres anteriores, essa melhoria foi sentida em todas as bandeiras da empresa, com destaque para o Extra Mercado que alcançou 84 pontos de NPS com avanço de 7,2 pontos.
“Esse progresso é fruto de diversas iniciativas, com destaque para o treinamento contínuo dos colaboradores e a revitalização das lojas, além de melhorias na experiência do cliente, especialmente em relação à percepção de preços, disponibilidade de produtos e a estrutura das lojas, sendo que neste último aspecto fizemos ao longo de 2024 a revitalização de 86 lojas (26 do Pão de Açúcar e 60 do Extra Mercado”, anunciou a empresa.
ESG
A seguir, temos o desempenho da agenda de iniciativas sociais e de meio ambiente realizadas pelo GPA, no período analisado. Confira:
Cadeias de valor responsáveis: No 4T24, lançamos a Cartilha de Boas Práticas Socioambientais para fornecedores e parceiros em um evento híbrido que reuniu mais de 700 participantes. O encontro promoveu palestras e debates sobre temas essenciais como direitos humanos, diversidade, integridade e mudanças climáticas. No pilar de bem-estar animal, assumimos o compromisso de engajar 100% dos fornecedores frigoríficos de carne bovina em critérios responsáveis de produção até 2025.
Promoção de diversidade e inclusão: Encerramos o 4T24 superando nossa meta anual de 48,3% de mulheres em posições de liderança, atingindo 49,6%, com mais de 120 contratações e 170 promoções. Reforçando nosso compromisso com a equidade racial, alcançamos 58,7% de representatividade negra em liderança e 50,9% na alta liderança (gerentes e acima). Como reconhecimento por nossas iniciativas, conquistamos o primeiro lugar no ranking geral do Índice de Equidade Racial nas Empresas (IERE), destacando-nos nas categorias de Recenseamento Empresarial, Capacitação e Recrutamento.
Combate às mudanças climáticas: No 4T24, reduzimos em 6,7% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos escopos 1 e 2 em relação a 2023, evitando a emissão de mais de 16 mil toneladas de CO₂. Esse avanço reflete os investimentos em retrofit das casas de máquinas e a atuação eficaz na identificação e correção de vazamentos, alinhando-se ao compromisso de reduzir 50% das emissões desses escopos até 2025.
Impacto social: Encerramos o ano com mais de 1.100 participações no Programa de Voluntariado Colabora, superando a meta de 700 e reforçando o engajamento dos colaboradores em nosso propósito de alimentar sonhos e vidas. Por meio do Programa Parceria Contra o Desperdício, doamos 1,2 mil toneladas de alimentos, somadas a outras 850 toneladas arrecadadas pelos clientes em campanhas mensais nas lojas Pão de Açúcar e Mercado Extra. Essas iniciativas beneficiaram mais de 330 organizações sociais parceiras do Instituto GPA.
Desempenho financeiro
O lucro bruto do GPA alcançou R$ 1,4 bilhão no 4T24, com uma margem de 27,2%, representando um avanço de 0,2 p.p. em relação ao 4T23. Essa evolução contínua do lucro bruto em comparação ao ano anterior foi impulsionada, principalmente, por: maior eficiência nas negociações comerciais; ajustes operacionais nas bandeiras e formatos, otimizando a rentabilidade; e crescimento das receitas de retail media, que apresenta margens mais atrativas.
O projeto de retail media da empresa tem avançado significativamente, fortalecendo sua proposta de valor para os fornecedores ao oferecer uma solução integrada que combina ativos físicos, digitais, inteligência comercial e ações personalizadas baseadas no comportamento dos clientes. Esse modelo permite uma alocação mais estratégica dos investimentos em marketing, otimizando os retornos. Em 2024, mais que dobramos a receita proveniente das campanhas e produtos de retail media, registrando um aumento de 157,4% versus 2023.
A equivalência patrimonial, formada pela participação do GPA nos resultados da FIC, totalizou R$ 15 milhões, estável na comparação com o 4T23. Os destaques da FIC no trimestre foram o contínuo controle da inadimplência e um expressivo crescimento na utilização dos cartões próprios em nossos canais de vendas, especialmente no e-commerce, onde as compras com o cartão de crédito do Pão de Açúcar representaram 21% das vendas totais. Esse desempenho contribui significativamente para fortalecer a fidelização dos clientes com nossas marcas.