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GPA descarta guerra de preços com atacarejo e foca em experiência, sortimento e serviço

Possível fusão com rede DIA não está no radar atual da gestão

De Redação SuperHiper
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Experiência, sortimento e serviço. Esses são os pilares do Grupo Pão de Açúcar (GPA) para 2025. A gestão atual, sob a batuta de Marcelo Pimentel, que exerce o cargo de CEO, quer avançar em iniciativas que ajudem a consolidar uma posição no segmento premium e que melhorem a eficiência operacional. Isso inclui a ampliação do programa de fidelidade, o aumento da penetração digital e a continuação da expansão de lojas de proximidade em São Paulo.

Pimentel reforça que o GPA não pretende entrar em uma guerra de preços, mesmo diante do avanço do atacarejo entre consumidores de maior poder aquisitivo. A estratégia segue na direção oposta que privilegia um posicionamento premium tanto em sortimento quanto em formato de loja. Em 2024, o grupo trouxe 700 lançamentos exclusivos em parceria com a indústria, reforçando a percepção de exclusividade na bandeira premium.  Também no ano passado, foram abertas 60 novas unidades, com foco no modelo de proximidade premium, especialmente no estado de São Paulo. Essas lojas estão localizadas em bairros de alta renda, onde o público busca conveniência aliada à qualidade.

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Conforme já noticiado anteriormente e divulgado nos resultados no terceiro trimestre de 2024, a digitalização é outro pilar central na nova estratégia do GPA. A penetração do e-commerce chegou a 12,5% ao fim de setembro passado, quando a receita cresceu 17% ante o ano anterior, para R$ 521 milhões. Dessas vendas, 35% já foram de itens perecíveis, uma das apostas de diferenciação e de ganho de margem.  O grupo intensificou o uso de inteligência artificial (IA) para personalizar cada vez mais a experiência dos clientes, especialmente por meio de sua plataforma de dados, a Customer Data Platform (CDP). Além disso, a companhia aposta em iniciativas de retail media, a fim de monetizar espaços físicos e digitais para a promoção de produtos.

Sobre uma possível fusão com o DIA, a versão oficial é que “qualquer coisa sobre consolidação seria uma distração. Para o GPA, o importante é continuar focar no planejamento estratégico, na recuperação da base, principalmente de clientes premium, e na entrega de melhorias”.

Fonte: exame.com

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