Home SeçõesConsumidor GPA AMPLIA INVESTIMENTO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

GPA AMPLIA INVESTIMENTO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

De Administrador SH
0 Comentário

Projeto para reduzir o custo com energia foi implementado em supermercados de cinco estados

O GPA estabeleceu junto à GreenYellow um contrato para substituição dos chillers dos sistemas de ar-condicionado, sendo dois deles de ar e quatro de água, em seis lojas das redes Extra e Pão de Açúcar, localizadas nas cidades de São Paulo (SP), Araraquara (SP), Goiânia (GO), Natal (RN), Distrito Federal e Rio de Janeiro (RJ). 

A mudança visa diminuir em 23% o consumo energético do ar-condicionado nas seis lojas, chegando a uma economia de mais de 3,7 MWh anuais, ao passo que melhora o desempenho dos equipamentos de produção de frio.

A substituição está sendo realizada de uma forma que não comprometa o funcionamento das lojas e a previsão é que, até o final de março, as obras em andamento estejam concluídas em Brasília e Natal, finalizando as seis lojas previstas.

“Com temperaturas confortáveis nas lojas, nossos clientes podem ter uma experiência de compra agradável.  A troca dos chillers possibilita isso com menor impacto ambiental por meio de um consumo reduzido de energia. Essa iniciativa reforça o quanto a sustentabilidade permeia todo o nosso negócio e nossas operações”, afirma Mirella Gomiero, Diretora de RH, Tecnologia e Sustentabilidade do GPA.

Segundo Marcelo Varlese, diretor comercial da GreenYellow no Brasil, o investimento no projeto foi de mais de R$ 4,8 milhões e saiu totalmente por parte da empresa francesa. “Trabalhamos sob contrato de performance, no qual os ganhos são baseados no desempenho do funcionamento dos equipamentos, medido pelo coeficiente de performance (COP), e são garantidos ao longo do período que dura o acordo. Neste caso, são 10 anos”, enfatiza Varlese.

Fonte: Redação SuperHiper.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada