A humanidade desperdiçou, por dia, o equivalente a um bilhão de refeições em 2022. Isso representa quase um quinto de tudo o que é produzido no planeta, de acordo com dados divulgados em março de 2024 pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Com o objetivo de aproveitar os alimentos que estão próximos da validade, fora do “padrão estético” ou disponíveis para consumo imediato, a Food To Save, app nº1 do Brasil contra o desperdício de alimentos, se une a Receitas Nestlé para incentivar os consumidores a aproveitarem os itens que recebem nas Sacolas Surpresa e planejarem uma semana com zero desperdício por meio do Cardápio Semanal, uma ferramenta gratuita disponibilizada pela Nestlé.
Leia mais:
Durante a campanha, que acontecerá em São Paulo, o foodsaver que salvar alimentos das unidades do Food Market vai poder conferir o que recebeu, juntar com os itens que já tem na cozinha e acessar o QR Code que o levará ao Cardápio Semanal de Receitas Nestlé. ”Contar com o apoio de uma marca líder no mercado, como a Nestlé, mostra o quanto é importante evitarmos o desperdício de alimentos e ajudar o meio ambiente. Com essa parceria, as pessoas poderão utilizar produtos de ótima qualidade junto com os itens já esquecidos na geladeira e compor um menu de sete dias. Ou seja, poderão planejar um cardápio semanal com a gente e evitando o desperdicio”, explica o CEO e cofundador da Food To Save, Lucas Infante. “Uma das formas efetivas de combater o descarte de alimentos é planejar as refeições, comprando de forma mais consciente”, completa.
Além de estimular o planejamento das refeições, Receitas Nestlé disponibiliza 6 mil opções de receitas em uma plataforma onde os usuários encontram também outras possibilidades gratuitas como: cursos, ebooks e, claro, um espaço para compartilhar dúvidas e experiências no preparo dos pratos. “São muitas opções para todos os gostos e com certeza nossos foodsavers vão encontrar a sua combinação de receitas de acordo com suas preferências, restrições alimentares e ainda evitando o desperdício de alimentos. E isso pode extrapolar uma semana, que sejam todos os dias com zero desperdício. Estamos muito orgulhosos desse movimento”, celebra o CEO da Food To Save.