A mais importante Convenção e Feira Supermercadista dos Estados Unidos, organizada pelo Food Marketing Institute, está de volta.
Após alguns anos encolhida, ela voltou este ano, entre os dias 10 e 13 de junho passado, no mesmo local: o Mc Cormick Center e na mesma e maravilhosa cidade de Chicago.
Durante anos, nós brasileiros fomos assíduos frequentadores, com grandes delegações organizadas pela ABRAS, trazendo de lá muitas informações e conhecimento. Eu, particularmente, a frequento desde 1973.
A FMI Connect voltou e muito forte, segundo a opinião de vários convencionais. Abaixo a opinião de alguns deles extraída da revista *SN.
K. Davis – CEO do Bristol Farms
Foi ótimo estarmos de novo em Chicago. Agora que ela volta a ser anual e sempre em Chicago é mais fácil planejarmos nossa participação.
Para o próximo ano já planejamos trazer vinte colaboradores, à medida que, este ano foi um excelente aprendizado para nossos gerentes, que aqui vieram e também para vários operadores independentes. (conceito americano para pequenas redes de uma a nove lojas).
Brian Haaraoj -V.P. do Spartan
Estive lá fazendo uma apresentação e achei tudo muito organizado, viável e grande agregador de valor. Trouxe comigo 15 colaboradores, todos muito interessados em novos equipamentos e displays e nas tendências das áreas de perecíveis.
Sarah Balemian – Kroger
Achei ótimo voltarmos a ter anualmente esta feira do Food Marketing Institut. Da nossa rede vieram cinquenta colaboradores. A busca era pelas últimas e mais importantes tendências no varejo alimentício.
Bill Wall – Fry’s Food
Achei ótimo poder voltar a ter contato com fornecedores em um só lugar e pesquisar novas parcerias. Elogiou várias palestras, principalmente aquelas sobre produtos orgânicos e sobre o crescimento do mercado de Frutas Legumes e Verduras.
Jerry Golub – Presidente do Price Chopper
Falou da importância de termos esse evento todos os anos e podermos estar pensando, conjuntamente, em como adicionar “valor” às nossas lojas. Este evento sempre foi um ótimo caminho.
Todos nos estávamos interessados em entender o que há de novo no nosso ramo. Foram tantos os comentários elogiosos (as críticas não estavam no texto) feitos ao FMI Show que chamam nossa atenção novamente para esse importante evento.
*SN – Revista Supermarket News
* Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas (à venda no site www.terradosaber.com). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação Abras. www.ascarassociados.com.br
Clique aqui e confira o dicionário do setor.