Home SeçõesEconomia Pesquisa aponta aumento na intenção de compra para o Dia dos Pais

Pesquisa aponta aumento na intenção de compra para o Dia dos Pais

De Administrador SH
0 Comentário

Associação Comercial de São Paulo mostra que 41,6% dos entrevistados irão presentear mais com canecas, chocolates e bebidas

Pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) à PiniOn, aponta que este ano 41,6% dos entrevistados em todo o país pretendem gastar mais do que em 2021, enquanto 39,1% desejam o oposto. Foram entrevistadas 1.693 pessoas.

Os entrevistados responderam a um questionário sobre intenção de comprar, ticket médio, forma de pagamento e tipo de presente.

Este ano o percentual dos que pretendem comprar presentes no Dia dos Pais subiu de 32,2% no ano passado para 35,3% este ano. Por outro lado, houve aumento também sobre os que não pretendem comprar. Em 2021, 42% disseram que não comprariam presentes, enquanto este ano são 49,3%. Os indecisos saíram de 19,4% no ano passado para 15,4% este ano.

O valor dos presentes deve ficar entre R$ 50 e R$ 150, de acordo com a maioria dos entrevistados (71,8%). O resultado da pesquisa também mostrou que em 43,4% dos ouvidos na pesquisa darão preferência pela compra presencial e em pequenos estabelecimentos e, 60,9%, em lojas físicas.

“A intenção de compras para equipamentos digitais, tais como celular, computador, notebook e tablets está menor. Isso é explicado pela queda na renda, provocada pelo desemprego, pela maior inflação e encarecimento do crédito”, aponta o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa.

Os presentes mais citados continuam roupas, calçados e acessórios (41,9%), perfume (29,5%), relógio (15,7%), almoço em restaurante (13,7%) e chocolates (11,6%). O item menos comprado será óculos de sol (6%).

Intenção de compras no Estado de São Paulo

A pesquisa de intenção de compras da ACSP ouviu entrevistados no Estado de São Paulo. O recorte aponta que, de maneira geral, os consumidores continuam menos a dispostos para comprar de forma parcelada. A maioria prefere pagar à vista, no débito ou no pix. “Essa menor intenção de parcelamento das compras pode ser associada aos juros e menores prazos de financiamento”, analisa Ruiz de Gamboa.

No estado de São Paulo, ao contrário da amostra nacional, a maioria dos entrevistados (46,8%) declarou não ter pretensão de gastar mais do que em 2021. Quem respondeu que vai gastar com presente, 66,7% disseram que farão pagamento à vista e apenas 33,3% vão parcelar.

A preferência pelos itens segue a mesma ordem da pesquisa nacional: roupas, calçados e acessórios (39,7%), perfume (28,7%), relógio (10,3%), almoço em restaurante (17%) e chocolates (8,5%). Foram ouvidas 895 pessoas. Confira a tabela do Estado de São Paulo completa abaixo.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada