A nova menina dos olhos do Grupo Pão de Açúcar (GPA) é a rede de supermercados Extra. “É uma marca valiosa e benquista, principalmente no litoral paulista”, diz Marcelo Pimentel, presidente do GPA. “Trabalhamos muito para recuperá-la.” A nova proposta de valor posiciona o Extra Mercado como um supermercado mainstream de bairro, com excelência em atendimento e serviços, integrando-se à jornada de reabastecimento dos clientes e fortalecendo as categorias de carnes, aves e padaria, além de manter um foco competitivo na mercearia básica.
No último trimestre de 2024, o GPA teve receitas de R$ 5,6 bilhões, um crescimento de 6% ante o mesmo período de 2023. Por sua vez, as vendas nas lojas do Extra tiveram elevação de 10,3%, o maior avanço da série histórica iniciada no primeiro trimestre de 2022.
De acordo com a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2024, esse desempenho reflete, principalmente, o aumento do volume de vendas, com destaque para as categorias de mercearia. Assim como no Pão de Açúcar, os perecíveis também se sobressaíram no Extra pelo forte aumento do preço médio, impactado pela inflação dos principais itens.
No segundo trimestre de 2024, a companhia iniciou um projeto de revisão do sortimento e da gestão de categorias na bandeira, que foi destacado por Pimentel em sua mensagem ao mercado: “o trabalho de gestão de categorias e ajuste dos estoques realizado no ano anterior no Pão de Açúcar foi replicado para as lojas do Extra, e, assim, passamos a ter o produto certo, na loja certa, com a quantidade adequada, diminuindo as perdas e garantindo a satisfação dos nossos clientes”.
Nesse processo, foram definidos a nova proposta de valor da marca, os perfis das lojas e os papéis de cada categoria, alinhados à nova estratégia. Como parte dessa transformação, foram revitalizadas 60 lojas em 2024 (sendo 43 no quarto trimestre) com nova departamentalização e ajustes nas fachadas; revisão da clusterização de preços e promoções; e realização de uma revisão estratégica do sortimento. As 60 lojas revitalizadas apresentaram, no período pós-revitalização, um uplift (melhoria) de vendas de 6,7 p.p., contribuindo para a aceleração de vendas da bandeira.
Além disso, no ano passado, a bandeira Extra ganhou uma campanha especial: a “Mais que mais barato”, ressaltando características que vão além da economia, como experiência de compra, qualidade, variedade e ótimo atendimento, posicionando a bandeira como o melhor supermercado do bairro.
Fontes: Veja Negócios/Release de Resultados do 4T24 GPA