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Ex-CEO e diretor comercial lança empresa de assessoria e gestão de negócios

De Edevaldo Figueiredo
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Em parceria com outros cinco especialistas, Sérgio Nóia criou a Aion, consultoria focada em Varejo e Indústrias de Bens de Consumo

Com mais de 30 anos de experiência, atuando como diretor comercial de empresas como GPA, Carrefour, Sam’s Club, Walmart e CEO do Lopes Supermercados, Rede Top Supermercados e InvestFarma, o executivo Sérgio Nóia acaba de lançar sua consultoria focada na área comercial, com expertise e capacidade para ajudar os seus clientes em diversos pilares deste segmento.

Formado em Administração de Empresas pela FAAP-SP e dois MBAs pela FGV-SP e Fundação Dom Cabral em Gestão Empresarial e Liderança Executiva, os conhecimentos adquiridos nessas instituições de ensino contribuíram para a construção de uma visão estratégica e inovadora ao ecossistema empresarial, com ênfase em resultados sustentáveis, comprometimento, liderança e networking diversificado. “Sou um líder dedicado ao desenvolvimento humano, inspirando através de propósito e engajamento, e focado em alcançar resultados por meio de boas práticas e equipes de alto desempenho”, declarou Sérgio.

A sua formação na Celint – Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais e no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa o capacitou para atuar como conselheiro consultivo em empresas familiares e como Senior Advisor na BCG – Boston Consulting Group.

O engajamento em questões de ESG (Environmental, Social and Governance), incluindo relações governamentais e responsabilidade social, a oportunidade de compartilhar o seu conhecimento como professor especialista em varejo na FGV-SP, FIA e PUC-SP, além de sua atuação como palestrante em diversos fóruns, também serviram de estímulo na busca de novos caminhos para enfrentar os desafios que o setor varejista impõe diariamente.

Novo projeto

Em sua mais nova empreitada, Sérgio Nóia acaba de lançar em parceira com outros cinco especialistas, oriundos também do varejo e da indústria, a consultoria Aion.

“Foi após a minha última experiência complementar às anteriores, no canal farma, de dois anos como CEO executivo da InvestFarma que comecei a fazer a transição na minha carreira. O meu papel nesta empresa foi de integrar o ecommerce da companhia as suas lojas físicas, lançando assim uma plataforma de marketplace e fazendo uma verdadeira transformação digital”, relatou Nóia.

A Aion vem como fruto dessa transição. Ela oferece como abordagem metodológica, a bagagem que seus integrantes adquiriram durante anos de atuação em diversas empresas varejistas de relevância nacional e internacional. Administração de negócios e gestão de grandes corporações são alguns das abordagens que a consultoria desenvolve.

“Mesmo tendo sido CEO em três empresas, a minha experiência na área comercial do Grupo Pão de Açúcar foi o que gerou o projeto embrionário para a formação da Aion. Então eu pensei, onde que eu quero me posicionar com a Aion? Onde que eu tenho valor, experiência, reputação no relacionamento com a indústria, com a cadeia do varejo como um todo? É na área comercial”, até porque entendemos que a área comercial é chave para o sucesso dos varejistas, explicou Nóia.

Foi no Grupo Pão de Açúcar, junto com Marcio Milan, ex-diretor do GPA e atual vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS, que Sérgio teve a oportunidade de fazer parte de um grupo de trabalho onde o intuito era de elevar o nível da área comercial da empresa.

“Com iniciativa da diretora de recursos humanos da época, Cidinha Fonseca, ela nos ajudou na busca de treinamento. Ela identificou alguns treinamentos disponíveis no mercado, mas nenhum deles satisfazia a ambição que o Abílio Diniz tinha com a área comercial. Então, nós resolvemos ir atrás do William Ury (cofundador do projeto de negociação de Harvard e um dos renomados especialistas em negociação e mediação) e trouxemos a metodologia dele para nos ajudar”, contou Nóia.

Esse momento tão importante da área comercial do GPA serviu como “embrião” e “espinha dorsal” para que Sérgio lançasse a Aion. “O papel da Aion é estar focada na área comercial, pois eu entendo, até com os meus aprendizados com o Abílio Diniz que, conforme ele dizia, tudo começa no comercial”.

Com o efeito da desglobalização em que muitas empresas do setor supermercadistas estão revendo a sua presença em diversos países, entre eles o Brasil, a Aion também se apresenta como uma empresa que entende a dinâmica do mercado regionalizado, das particularidades que cada estado do país possui.

“Um dos princípios da Aion é respeitar a cultura das empresas varejistas’’ que atendemos. Respeitando a cultura, a gente entende com o olhar externo da minha experiência e dos meus parceiros, quais são as estratégias mais adequadas para cada empresa. Gestão de categoria, pricing, trade marketing, o JBP, contratos e fundamentalmente, dentro da metodologia que eu aprendi com William Ury.

O relacionamento com os fornecedores baseado em princípios, dados e muito respeito, fazem parte do escopo das atividades para a área comercial da empresa cliente. Então, eu trago toda essa bagagem para a Aion, adaptando-a para empresas regionais”, finalizou Sérgio Nóia.

A Aion pode ser contactada através do seu site grupoaion.net.

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