Home SeçõesDestaques Energisa investe na Clarke Energia para expansão da startup focada no Mercado Livre de Energia

Energisa investe na Clarke Energia para expansão da startup focada no Mercado Livre de Energia

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Economia e previsibilidade na conta de luz para o setor supermercadista alinhado à alta tecnologia e inovação. O Grupo Energisa adquiriu participação majoritária da Clarke Energia, startup e primeiro marketplace de Mercado Livre de Energia do Brasil.

Com a junção entre as duas empresas, a Clarke planeja potencializar sua atuação no mercado de comercialização de energia no Mercado Livre, além de oferecer uma experiência mais completa para o cliente.

O acordo acompanha as tendências e transformações do setor elétrico após a abertura do Mercado Livre de Energia (ACL) para todos os consumidores do grupo A. O atual cenário de crescimento foi interpretado como uma oportunidade de unir estratégias para tornar o ACL mais acessível para as pequenas e médias empresas.

Clarke e Energisa: garantia de melhor experiência para supermercados no Mercado Livre de Energia

Segundo Roberta Godoi, vice-presidente de Soluções Energéticas do Grupo Energisa e líder da (re)energisa, a operação está alinhada com a visão do Grupo de investir em negócios com forte atributo tecnológico, inovador e que estejam conectados com as tendências de evolução do mercado, especialmente, na comercialização de energia no modelo varejista. Nesse sentido, a startup agrega como diferenciais de ser nativa digital, capacidade de adaptação e agilidade próprios de um ambiente multiplataforma.

“Além dos aportes, a nossa experiência de quase duas décadas no negócio de comercialização de energia, a entrada do Grupo Energisa na Clarke representa um passo significativo na aceleração dos planos da empresa com a ampliação da oferta de soluções digitais, inovadoras e eficientes para os clientes do mercado varejista, reafirmando a visão do Grupo de ser protagonista na transformação energética do Brasil”, afirma a executiva.

O que a Clarke faz?

A Clarke Energia é uma plataforma independente que conecta clientes aptos a acessarem o mercado livre a mais de 50 comercializadoras e geradoras de forma digital. Criada em 2019, a startup já obteve certificações como o B-Corp e premiações como o 100 Open Startups; bem como reconhecimento da Forbes Under 30 e o AWS CTO Fellowship.

Além da contratação de energia, a startup também realiza desde o processo de migração do cliente para o ACL – Ambiente de Contratação Livre – a gestão mensal dessa unidade consumidora nesse novo ambiente de contratação. A principal atividade da Clarke é como gestora independente. Com liberdade e isonomia, a startup conecta os clientes com os fornecedores de energia do Brasil por meio de sua plataforma digital.

O que esperar da junção Clarke e Energisa?

O Grupo Energisa tem investido na chamada “Energia 5D” (diversificada, descarbonizada, descentralizada, digitalizada e democrática) e se utiliza da marca (re)energisa para se posicionar como a parceira ideal dos clientes na jornada da transição energética.

“A centralidade no cliente e a capacidade de atender aos diversos perfis de cada segmento estão desafiando as empresas de energia, por isso a nossa prioridade é nos diferenciarmos pela geração de valor para o cliente. A Clarke reforça a nossa proposta de soluções que entregam liberdade de escolha, segurança, economia, sustentabilidade e a melhor experiência para o cliente”, conclui Roberta.

A dupla fundadora da Clarke – Pedro Rio, CEO e cofundador; e Victor Copque, CTO e cofundador- seguirá liderando a startup, que tem a sustentabilidade como um dos seus principais pilares. A empresa só trabalha com fontes renováveis de energia e, desde sua criação, já evitou a emissão de 30,9 mil toneladas de CO2.

“A Clarke apresentou um crescimento exponencial desde que foi criada, em 2019, e, agora inaugura uma nova fase, somando ao nosso jeito tech de fazer as coisas a experiência de 119 anos de um Grupo referência no setor elétrico. Duas empresas unidas por um propósito: trazer inovação para aperfeiçoar a experiência do consumidor e o acesso ao Mercado Livre de Energia”, afirma Pedro Rio, CEO da Clarke.

Clique aqui e saiba mais sobre a Clarke Energia.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada