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Empresa de serviços financeiros aprimora ferramenta para parcelamento via PIX

De Renata Ruiz
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DM amplia variedade na concessão de crédito sem depender de grandes instituições financeiras

 

Com o objetivo de ampliar os meios de distribuição de crédito, a DM, grupo de serviços financeiros, aprimorou o formato do DM Pag, ferramenta que possibilita o pagamento por meio do PIX parcelado. Seguindo os moldes do Buy Now Pay Later (BNPL), o produto foi desenvolvido para atender às necessidades do e-commerce, que sentia a falta de crédito como um empecilho para que os clientes concluíssem as compras online. Mas a empresa passou a ser procurada por lojistas que gostariam de ter o DM Pag também em lojas físicas.

É o que explica Sandra Castello, diretora de Produtos e Inovação da DM. “No e-commerce, tudo acontece no ambiente virtual, conforme o cliente escolhe o DM Pag como forma de pagamento. Em lojas físicas, no entanto, é possível gerar um link que o cliente acessa para fazer a solicitação de crédito. Em questão de segundos ele já terá um resultado da análise. Sendo aprovado, basta concluir a compra”.

O DM Pag faz uma rápida análise de crédito dos clientes e permite o parcelamento da compra via PIX sem a necessidade de atrelamento a um cartão de crédito. O consumidor escolhe o número de parcelas, disponibilizado pelo lojista, e paga a primeira no ato para concluir a compra. As demais serão pagas via PIX a cada 30 dias. Com isso, varejistas e empreendedores terão alternativas para atrair e fidelizar consumidores.

A DM oferece esse tipo de serviço de forma independente, sem ter um banco que propicie a oferta de crédito, o que permite uma análise instantânea, capaz de converter as vendas em menor tempo. Tal instantaneidade é possível graças à expertise e à tecnologia da empresa, que há mais de 20 anos trabalha com gestão de crédito para o varejo. “Esse produto usa o conhecimento da DM para o ciclo de crédito, agregando as ferramentas e base de dados de melhor performance para fazer a aprovação e gestão de crédito. Com poucos cliques o consumidor já consegue concluir a compra”, destaca Castello.

O gerenciamento de todo o ciclo do crédito, desde os processos de aprovação e concessão, até o onboarding dos novos consumidores, a gestão de risco e a cobrança de eventuais perdas, são feitos pela empresa. “O DM Pag viabiliza o pagamento da compra aprovada ao lojista, por meio de liquidação própria, e gerencia a agenda de cobrança das parcelas diretamente com o consumidor”, explica a diretora.

Vantagens para lojistas

A ferramenta do DM Pag traz ainda benefícios para lojistas, seja de grandes redes ou de pequenos empreendimentos. “Além de ter fácil manuseio, trazendo informações sobre vendas, faturamento, etc, ainda possibilita a coleta de dados dos clientes, como um Customer Relationship Management (CRM), o que é muito valioso nos tempos atuais e nem todos os empreendedores têm condições de contratar uma ferramenta desse tipo”, afirma Sandra. O objetivo do DM Pag é garantir para os varejistas aumento do ticket médio, aumento de frequência de compra, atração e fidelização de clientes.

Para Stella Modas, varejista parceira que já fazia oferecia cartões private label da DM, a experiência com o DM Pag trouxe bons resultados. “Na relação com o cliente final, a ferramenta é excelente. Existe uma aceitação do público mais jovem, que entende e aceita bem o projeto. Então está fidelizando um público novo. Já para mim, como lojista, facilita a aprovação do cliente, tornando o processo mais rápido e seguro”, avalia Raphael Freitas, CEO da loja.

Democratização do acesso ao crédito

O DM Pag ainda traz uma inovação para o mercado ao não cobrar juros pelos atrasos no pagamento. Em vez disso, aplica uma taxa fixa, facilitando a quitação das dívidas. Por meio do carnê digital, o cliente adianta o pagamento das parcelas conforme achar necessário, o que permite melhor gestão financeira.

O produto segue sendo aprimorado, atraindo novos parceiros. Contudo, o bom desempenho nos pilotos iniciais indicam que o DM Pag está alinhado com os propósitos da DM de democratizar o acesso ao crédito no Brasil. “Nosso foco é atender aqueles clientes que não têm crédito concedido por outras instituições financeiras. Damos a esses clientes a possibilidade de consumir, garantindo que tenham condições de arcar com seus compromissos”, finaliza Castello.

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