Home SeçõesGente Eleita 3ª melhor empresa para se trabalhar no País, Mercadinhos São Luiz foca em expansão

Eleita 3ª melhor empresa para se trabalhar no País, Mercadinhos São Luiz foca em expansão

Planos incluem 38 lojas em operação até 2026 para além dos limites de Fortaleza (CE)

De Redação SuperHiper
0 Comente

Por Giseli Cabrini

Desde que iniciou suas atividades no varejo alimentar, a rede Mercadinhos São Luiz (MSLZ) sempre teve como crença que o sucesso da empresa dependia, antes de qualquer outra coisa, da felicidade de seus clientes, dos parceiros e, principalmente, de “seu pessoal”, os colaboradores.

Caminhando nessa direção, a companhia acaba de ser eleita a terceira melhor empresa para se trabalhar no Brasil pela consultoria global Great Place To Work (GPTW) em parceria com Época Negócios e Valor Econômico.
Em entrevista exclusiva ao site SuperHiper, o sócio-conselheiro do grupo, Severino Ramalho Neto, falou sobre a premiação; novidades envolvendo ações para os funcionários, como o primeiro “Pitch de Inovação MSLZ”; expansão e sucessão familiar.

Importante destacar também que, recentemente, o Mercadinhos São Luiz foi reconhecido como TOP Varejista Alimentar, da região Norte/Nordeste, pelo Prêmio Colaboração Advantage/ABRAS 2024. A premiação analisa as empresas do varejo alimentar e da indústria que mais se destacaram no mercado na agenda colaborativa.

A história do grupo cearense começou em 1926, quando o empresário Luiz Melo fundou uma pequena loja de atacado, a Casa São Luiz. Em 1972, a empresa resolveu entrar no ramo de varejo e inaugurou a primeira filial dos Mercadinhos São Luiz, na Avenida Santos Dumont, em Fortaleza (CE).

Com muito trabalho e dedicação de sua equipe, o São Luiz se expandiu e se transformou, a partir da década de 80, em uma das maiores empresas supermercadistas cearenses. Em 2008, a gestão da empresa passou sob o comando dos irmãos Severino Ramalho Neto e Luiz Fernando Ramalho, que já faziam parte da sociedade da empresa. Eles assumiram o comando, após o falecimento do tio deles, João Melo, filho do fundador Luiz Melo. Em junho deste ano, Fernando passou a ocupar o cargo de presidente do grupo.

Uma das metas, no momento, é a expansão e que ela aconteça fora de Fortaleza. O grupo São Luiz pretende sair de 26 para pelo menos 38 lojas no Ceará até 2026. Das unidades já em operação, 19 são no formato Mercadinhos (supermercado), seis têm a bandeira Mercadão (atacarejo) e uma a Mini (proximidade), na Praia de Iracema. A maioria das inaugurações confirmadas para 2024 é da bandeira Mercadão.

Em relação às iniciativas voltadas ao bem-estar dos funcionários, como isso é demonstrado, na prática? É feito algum trabalho/ pesquisa sobre o clima organizacional?
Conseguimos mensurar a efetividade das nossas ações através de uma pesquisa organizacional, nossa pesquisa “Medindo Felicidade”, na qual os colaboradores podem avaliar a empresa. Além disso, o GPTW é uma ferramenta que também nos auxilia neste processo. Em 2024 ficamos em terceiro lugar na categoria das melhores empresas para trabalhar (categoria grandes), um resultado que nos traz muito orgulho e mostra o cuidado e dedicação diária com as pessoas que fazem o São Luiz.

Além das ações já adotadas, há algo novo planejado?
Atualmente temos mais de 150 práticas para os nossos colaboradores, atendendo a necessidades diversas, com iniciativas como colônia de férias, plantão psicológico, grupo de gestantes, entre outras. Um dos nossos projetos mais recentes é o Inova MSLZ 2024, liderado pelo time de DHO em parceria com a área de TI. Ele foi desenvolvido para fortalecer a cultura de inovação junto aos nossos colaboradores, afinal, inovar é um pilar nosso. Nós tivemos a primeira ação em junho, com palestras e painéis sobre a temática. No fim do ano, vai ser realizado o primeiro “Pitch de Inovação MSLZ”, no qual os colaboradores poderão compartilhar suas ideias de inovação para a empresa, a partir do que eles percebem no dia a dia. Além de promover a colaboração, é uma oportunidade para que eles se sintam pertencentes.

Mudando de tema e abordando a expansão da rede, matérias divulgadas pela mídia revelam que a companhia quer expandir sua área de atuação além de Fortaleza. A ideia é inaugurar 13 novas lojas até 2026, sendo que a maioria será sob o formato de atacarejo com a bandeira Mercadão. Desse plano quantas lojas já foram inauguradas e em quais locais? E o que vem pela frente?
O Grupo São Luiz está vivendo um processo acelerado de expansão, parte de um planejamento estratégico bem-estruturado. Em 2024, já inauguramos três lojas, duas da bandeira Mercadão e um Mercadinhos. Temos mais quatro lojas a serem inauguradas até o fim do ano. Das que já inauguramos, duas estão localizadas em Fortaleza, nas avenidas da Abolição e Rui Barbosa, e uma em Maracanaú, região metropolitana. Seguiremos em expansão pelos próximos meses, nossos planos incluem 38 lojas em operação até 2026.

Parece que há planos também de abrir unidades no formato Mini. Isso é fato? O que há de concreto?
O Mini é uma loja que remete aos minimercados de vizinhança, uma loja de proximidade que resgata as nossas origens. Nesta bandeira operamos com um mix menor para atender as necessidades de compras de conveniência. Hoje temos uma loja neste formato e temos o objetivo de expandir a atuação nos próximos anos.

Para fechar a entrevista, outro tema: sucessão familiar. Como isso tem sido feito dentro do grupo?
A sucessão no São Luiz tem sido feita de maneira planejada e estruturada, para isso nos preparamos com formação do conselho, consultorias e definição de planejamento sistemático. Agora em 2024 tivemos a transição na presidência da empresa, com o início da gestão do meu irmão, o Fernando. Atualmente eu atuo como conselheiro do grupo. O modelo que adotamos para a sucessão é o mesmo que queremos seguir com os futuros sucessores, dando cada passo com foco na perpetuação da nossa marca.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Outubro/2024

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada