Home SeçõesEventos Dia Internacional do Café: bebida é a mais amada do mundo

Dia Internacional do Café: bebida é a mais amada do mundo

Brasil lidera o ranking de maior produtor do grão; Estados Unidos segue como líder no consumo

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Considerada como a segunda bebida mais consumida em todo o planeta, perdendo apenas para a água, o café tem no Brasil a sua maior área de plantio, sendo exportado cerca de 2,2 milhões de toneladas, o equivalente a 39,4 milhões de sacas, em 2022, com embarques para 145 países.

Presente na história do Brasil desde o século XIX, na época do império, o café chegou por aqui em 1727, entrando pelo Pará e cultivado na cidade de Belém. Nos anos seguintes, foi levado para o Maranhão e para o Rio de Janeiro, onde foi plantado para consumo doméstico.

Levado para terras da serra do mar, chegou ao vale do paraíba por volta de 1820, onde encontrou a “terra roxa”, solo rico para os cafezais. De São Paulo foi para Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.

Celebração

No Brasil, o dia nacional do café é celebrado em 24 de maio. Entretanto, o café também é celebrado em outras datas como o Dia Internacional do Café, em 1º de outubro, data escolhida, em 2015, para uma comemoração internacional pela Organização Internacional do Café (OIC).

“São muitas as datas e muitas as celebrações, pois esta é a bebida mais consumida no mundo depois da água e é tão prazerosa, que vale a pena celebrar nestas datas. A Organização Internacional do Café deseja a todos um excelente Dia Mundial desta que é a nossa bebida”, ressalta a diretora executiva da Organização Internacional do Café (OIC), Vanúsia Nogueira.

Sabor Único

Como se define um café especial? De acordo com a metodologia de avaliação sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usado no mundo todo, o café especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100), sendo avaliados os seguintes atributos:

Fragrância/Aroma; uniformidade (cada xícara representa estaticamente 20% do lote avaliado); ausência de defeitos; doçura; sabor; acidez; corpo; finalização; harmonia; conceito final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificar. Única parcela de subjetividade do classificador na avaliação da amostra).

Fonte: gov.br/agricultura/pt-br

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada