Home SeçõesConsumidor Dia do sorvete marca início da primavera e busca incrementar consumo no Brasil

Dia do sorvete marca início da primavera e busca incrementar consumo no Brasil

Estudos revelam que alimento melhora humor e pode até "turbinar” cérebro

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Para marcar o início da primavera, o Dia do Sorvete é celebrado em 23 de setembro. A data, criada em 2002 pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), busca promover o consumo do produto no momento em que os termômetros tendem a subir.

Confira, a seguir, números do setor*:

Faturamento anual: R$ 14 bilhões
Consumo nacional: 1,03 bilhão de litros
Consumo per capita no Brasil: 4,99 litros
Consumo por região: 52% dele concentra-se no Sudeste
Empresas que fabricam e comercializam sorvetes e gelatos: 11 mil, do total 92% são de micro e pequenas empresas
Empregos diretos: 100 mil
Empregos indiretos: 200 mil
(Ano de referência: 2022)

Estudos

O Instituto de Psiquiatria de Londres descobriu em 2021 que o córtex orbitofrontal das pessoas (a parte do cérebro envolvida no processo cognitivo de tomada de decisão) começa a responder após apenas uma degustação de sorvete.

Outros estudos mostram que nutrientes como proteína e gordura, que são abundantes em sorvetes de boa qualidade, elevam nossos níveis de humor e aumentam nossos níveis de serotonina (um estimulante natural do humor).

Além disso, em 2016, a Kyorin University, do Japão, divulgou estudo que revelou um fato curioso: tomar sorvete, logo após, acordar pode ter efeitos positivos para o cérebro, melhorando o processamento de informações e a atenção.

Fontes: ABIS e BBC

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada