<< Voltar pra Home

Consumidor



Dia das Mães: Saiba como o ChatGPT pode alavancar as vendas na data comemorativa

5 de maio de 2023
 - 
17:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Dia das Mães: Saiba como o ChatGPT pode alavancar as vendas na data comemorativa”

Uma das datas mais esperadas pelo comércio digital conta agora com a ferramenta de inteligência artificial para personalizar experiências e atrair clientes

O Dia das Mães é uma das datas mais esperadas pelos varejistas e consumidores. Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que a expectativa é de que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar aproximadamente R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

Nos últimos meses, muito tem se falado sobre o ChatGPT, ferramenta que funciona respondendo tanto perguntas simples como mais complexas, só que de maneira mais completa e com formato literalmente humanizado. A ferramenta de inteligência artificial aflorou o debate sobre a evolução dessa tecnologia e seus impactos nos mais diversos segmentos, sendo um deles o e-commerce. Portanto, em datas comemorativas que geram grande acesso e demanda nas redes e no comércio digital, pode-se dizer que a IA vai ter grande utilidade para os comerciantes e consumidores, podendo ser o diferencial que vai dar um impulso extra nas vendas do Dia das Mães, proporcionando também experiências ainda mais personalizadas no que diz respeito à comunicação.

“Há anos, acompanhamos a evolução das inteligências artificiais (IA) e, atualmente, é possível ver seu potencial indiscutível por meio do ChatGPT, que tem mudado a forma como as pessoas se comunicam, aprendem e produzem. No futuro, a inteligência artificial pode alcançar novos e diferentes rumos, mas atualmente, o ChatGPT é o mais próximo disso, sendo possível usá-lo ao nosso favor de modos distintos”, comenta Eric Vieira, head de e-commerce na FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.

No contexto do e-commerce, o principal impacto que ocorre ao utilizar o ChatGPT é a agilidade dos processos. Para um lojista que está começando sua loja virtual do zero, para aquele que está fazendo um upgrade, e, principalmente para aquele que visa impulsionar as vendas em relevantes datas comerciais, a ferramenta pode otimizar tempo na produção de textos das landing pages e dos descritivos de produtos. “Profissionais de UX Writing e Copywriting podem usar seu tempo para focar em estratégias e solicitar ao ChatGPT a parte prática de trabalhos complexos, por exemplo. Como a ferramenta é baseada nas informações que estão disponíveis na internet, deve permanecer sob supervisão para garantir que os textos utilizados e divulgados sejam individualizados e não se apropriem de ideias alheias”, aponta Vieira.

Outro impacto positivo dessa IA é a personalização da experiência do cliente. “A estratégia é perfeita para uma data como o Dia das Mães, visando justamente a volta desses clientes, por terem ganhado respostas de forma menos automatizada, mais natural, assertiva e veloz a dúvidas e necessidades que os clientes possam ter. Uma assistência diferenciada faz o consumidor gastar menos tempo em busca de respostas e otimiza sua jornada de compra, tornando-o propenso a comprar outras vezes na mesma loja”, comenta Eric.

Se antes o ChatGPT já era uma ferramenta aprimorada, a nova versão, lançada em março, consegue se superar. O ChatGPT-4, que até o momento só está disponível de forma paga, tem uma probabilidade 40% maior de produzir respostas certas em relação à versão 3.5, segundo seus desenvolvedores. “Agora, também é possível inserir não só textos, mas também imagens para que a ferramenta produza conteúdos a partir delas, inclusive páginas web. É possível fazer um rascunho à mão, por exemplo, com uma ideia de site, tirar foto e submeter ao ChatGPT solicitando a codificação de tal página sob a supervisão de um especialista. Para quem trabalha com comércio eletrônico, essa opção será extremamente útil para otimizar a rotina e pôr em prática novas ideias de plataformas e de outros detalhes dentro do e-commerce”, finaliza Eric.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”,…
Image

Grupo Bahamas anuncia construção da sua segunda loja em Ituiutaba (MG)

“Estamos muito felizes em expandir nossa presença nessa cidade que tem um grande potencial de crescimento e que nos acolheu…
Image

SP: Sonda reinaugura loja no Boavista Shopping

Novo conceito empregado no estabelecimento proporciona maior experiência de compra, tornando-a mais confortável e agradável Seguindo com seu plano de…
Image

Páscoa: Lacta reforça portfólio para presentear com caixa de variedades comemorativa

Favoritos, Sonho de Valsa e Ouro Branco ganham edições especiais, com frases que expressam sentimentos Presentear é um dos atos…