As 61 lojas do varejista terão uma marca única. Mudança será gradual e devem finalizar no primeiro semestre de 2023
A Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD), uma das maiores empresas supermercadistas do Brasil, evoluiu: agora, todas as 61 lojas das bandeiras varejistas passarão a ser Amigão Supermercados. A mudança será gradual e é resultado do processo de rebranding que a empresa conduziu no último ano. O novo momento marca um período de expansão da companhia e é assinado pela consultoria global de branding FutureBrand São Paulo, que trabalhou em conjunto com as equipes de marketing e a agência de comunicação da companhia.
Com início no mês de outubro, as primeiras lojas a adotarem a nova comunicação serão as que operam com a bandeira São Francisco Supermercados, no Mato Grosso do Sul. Depois, as lojas de São Paulo que já atuam como Amigão Supermercados adotarão a nova comunicação e, por fim, a novidade chegará às lojas do Paraná que hoje operam como Supermercados Cidade Canção. A perspectiva é que a transição seja finalizada no primeiro semestre de 2023.
Uma imersão no universo da CSD foi o ponto de partida para a criação da nova estratégia, ouvindo colaboradores, clientes e fornecedores. “Fomos buscar junto aos stakeholders a essência da Companhia Sulamericana de Distribuição e percebemos características como alegre, conectada, confiável, próxima e simples. Com isso em mente, fazia muito sentido que Amigão absorvesse as duas outras bandeiras para se tornar a única marca de supermercados da companhia, agregando uma experiência ainda mais positiva à jornada de compra”, revela o estrategista de marca e líder de equipe na FutureBrand São Paulo, Thomas Omarsson. A nova identidade visual traz as cores azul e vermelho como assets principais e o foco do logotipo é um coração estilizado com um abraço – elementos que reforçam afeto, confiança, carinho e proximidade que a marca busca criar junto aos seus públicos.
A novidade será comunicada na campanha on e offline, que inclui marketing focado em influenciadores digitais. “A unificação das bandeiras e a nova logomarca são resultados de um trabalho minucioso e multidisciplinar que vai potencializar nossos investimentos de comunicação e fortalecerá nossa marca e operações”, comenta o diretor de Marketing, Eandres Aguiar. Ele acrescenta que não haverá mudanças na política comercial e as parcerias com os fornecedores serão mantidas. Com essa unificação a companhia terá maior sinergia e aumentará o brand equity da marca que terá mais de 60 unidades de venda.
Em expansão, a CSD abriu lojas em Tupã (SP), Cambé (PR) e Presidente Prudente (SP), além da aquisição de três lojas em São José do Rio Preto (SP) e a abertura de uma loja do Stock Atacadista em Sarandi (PR) em 2022. Nas próximas semanas serão inauguradas lojas em Mirandópolis (SP) e em Foz do Iguaçu (PR), o novo centro de distribuição em Penápolis (SP) e uma loja do Stock em Cascavel (PR). Com sede em Maringá (PR), a CSD conta com 67 lojas e emprega mais de 9 mil funcionários.