Home SeçõesESG Redes Supermercadistas ampliam ações para preservação do Meio Ambiente

Redes Supermercadistas ampliam ações para preservação do Meio Ambiente

Além da eficiência energética, as companhias promovem incentivos à economia circular

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Celebrado nesta quarta-feira, 5, o Dia do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 e tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais. Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar o público geral da necessidade de preservação do meio ambiente. Entre os setores atuantes, o varejo alimentar conta diversas ações em prol do Meio Ambiente.

COOP

O interesse pela comunidade é o sétimo princípio do cooperativismo e para uma sociedade saudável, é preciso cuidar do meio ambiente. Com essa premissa, a Coop não mede esforços para criar ações que colaboram com a preservação e a proteção dos recursos naturais do planeta. E não tem como falar de preservação sem falar da importância da reciclagem.

Por meio do pilar Coop Faz Bem Pro Planeta, da plataforma de responsabilidade Coop Faz Bem, em 2023, a rede de varejo destinou 2.741.211 kg de resíduos ao descarte correto, 12% acima do volume alcançado no ano anterior.

Leia mais:

Além de caixas coletoras de materiais recicláveis no centro administrativo, de pilhas em algumas unidades e de descarte de medicamentos vencidos e de embalagens nas drogarias, no ano passado, a Coop firmou parceria com a Ambipar, como forma de facilitar ainda mais os processos de gestão desses resíduos. Por isso, foi instalada recentemente nas unidades de Diadema e de Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, a Retorna Machine, máquina que coleta embalagens recicláveis e transforma em pontos para resgate de benefícios.

Com a Retorna Machine, a cada material descartado (lata, garrafa PET ou embalagem longa vida), os cooperados e clientes ganham pontos (chamados tricoins) para acumular e trocar por descontos na conta de energia elétrica, na recarga de celular e do vale-transporte ou, ainda, doar para as entidades cadastradas.

“O resultado positivo registrado nas duas operações nos move a trabalhar na expansão para outras lojas de supermercado, seja por meio da Retorna Machine ou do Deixaki, também da Ambipar, porém, no formato de contêiner. Dessa forma, potencializamos ainda mais o nosso compromisso de cooperar com a preservação do planeta”, reforça Priscila Teixeira, analista de responsabilidade social.

A Coop ainda atua no mercado livre de energia elétrica – energia i5, na qual 50% é oriunda de fontes renováveis. Desde 2018, a rede deixou de emitir 16.386 toneladas de CO2 para a atmosfera, correspondendo a 114.765 árvores plantadas. Essa iniciativa também gerou uma economia de quase R$ 5 milhões no ano passado e mais de R$ 13 milhões nos últimos 5 anos.

As faixas promocionais de gradil que antes eram descartadas, agora são utilizadas na produção de ecobags, em parceria com o Instituto Ecotece e a Midas Comunicação Visual, em apoio ao Núcleo de Geração de Renda da Rede de Saúde Mental do ABC, empregando pessoas com transtornos mentais. As ecobags são utilizadas como brinde na integração dos novos colaboradores.

Cencosud Brasil

Na semana do meio ambiente, a Cencosud Brasil destaca seus avanços ao longo de 2023, entre eles: 82,4% da energia elétrica consumida são provenientes de fontes renováveis, 97,6% dos expositores ou ilhas de congelados são do modelo plug-in, que geram de 25% a 30% de economia, e 62,9% dos expositores refrigerados são fechados com portas que mantêm a temperatura dos alimentos.

Além da eficiência energética, a companhia promove a economia circular em unidades na Bahia, em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. Somente no ano passado foram vendidas cerca de 700 mil sacolas retornáveis; mais de 7,8 mil toneladas de papelão, plástico e metal foram coletadas e enviadas para reciclagem pelos parceiros logísticos, que realizam o descarte correto do material, evitando contaminação do solo e das águas.

Em parceria com a Seiva Coleta Reciclagem e o Programa Volte Sempre da Heineken, 53,8 toneladas de vidros foram enviadas para reciclagem e 4,7 toneladas de lâmpadas, provenientes dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da Reciclus, foram recicladas.

A Cencosud Brasil e suas bandeiras seguem dedicadas a ampliar o escopo da sua atuação socioambiental. Em parceria com a Cargill, foram instalados 52 PEVs de óleo de cozinha em lojas das redes Bretas, em Goiás e Minas Gerais, e Prezunic, no Rio de Janeiro, onde também há projetos de eficiência hídrica nas lojas de Botafogo, Cachambi, Campinho e Campo Grande. Outro exemplo de economia de água é o programa de captação e reuso de água de chuva na loja GIGA Tremembé, em São Paulo, que reduz o consumo de água não potável que pode ser utilizada em vasos sanitários, irrigação de plantas, limpeza de áreas externas, entre outras.

Por todas essas ações, a Cencosud Brasil foi a vencedora regional do prêmio da Schneider Electric na América do Sul, que reconhece as iniciativas de sustentabilidade e os resultados alcançados entre os seus clientes e parceiros em todo o mundo.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada