A melhor experiência ao consumidor gera um retorno garantido, revela especialista
A Black Friday do ano passado rendeu ao e-commerce brasileiro um faturamento de R$ 4,2 bilhões, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, com ticket médio de R$ 753, segundo relatório da NielsenIQ | Ebit. Para esta edição, que acontece na última sexta-feira de novembro (25/11), a expectativa é um aumento no consumo, estimulado pela Copa do Mundo e pelas compras de final de ano.
Uma das datas comerciais mais importantes para o varejo nacional, também é a mais esperada pelos consumidores e se torna uma excelente oportunidade para aumentar as vendas no período. Guilherme Vieira, fundador do Pelando, social commerce que reúne milhares de promoções e cupons de descontos nos principais e-commerces do país, preparou seis dicas para te ajudar a vender mais e oferecer uma boa experiência de compra na Black Friday.
1 – Prepare a sua loja e equipe
Antes de vender algo, é fundamental levar em consideração alguns pontos, como: identificar o que o seu cliente quer, se certificar da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, conferir se o estoque atende a demanda e assegurar que as mercadorias serão entregues no prazo anunciado. Além disso, é essencial preparar a sua equipe. Se for necessário, contrate funcionários temporários para atender a demanda e não esqueça de treinar cada time com antecedência para que tenham as principais informações e saibam esclarecer dúvidas e auxiliar os clientes na jornada de compras.
2 – Valor X Preço
Embora os preços baixos sejam o principal atrativo da Black Friday, não é só isso que os consumidores buscam. Eles querem mais! Aposte na credibilidade da sua loja, dos produtos e serviços oferecidos e elimine as barreiras que dificultam a jornada do consumidor. Ofereça atendimento rápido e assertivo, suporte e orientação sobre dúvidas e os ajude em casos de problemas, trocas e devoluções. A experiência com a sua loja será lembrada na próxima compra!
3 – Busca inteligente
Use a inteligência artificial para facilitar a busca no site da sua loja e facilitar a jornada do consumidor. Um bom sistema de busca pode ser decisivo na hora das compras e aumentar as chances de conversão em vendas. Além disso, é importante descrever os produtos, destacando os principais detalhes de cada, e deixar em evidência na home as promoções, lançamentos e itens mais vendidos.
4 – Cupons de desconto
Os cupons de desconto já caíram no gosto dos brasileiros, tanto que muitos consumidores buscam promoções conforme os cupons, visto que a economia chega a 93% OFF. Oferecer cupons de desconto é uma maneira de atrair novos clientes e fidelizar os atuais.
5 – Facilite o pagamento
Ampliar as formas de pagamento é fundamental para vender mais. Atualmente, temos inúmeras alternativas seguras que vão além dos tradicionais cartões de crédito e débito, como PIX, carteiras digitais, links de pagamento, boleto bancário, QR Code e cobrança recorrente. Um levantamento do Neotrust apontou que, somente no Dia do Consumidor (15/03), o e-commerce brasileiro registrou R$ 7,2 bilhões de vendas. Os números mostram que é preciso ampliar as transações online e oferecer opções que atendam a todos os públicos.
6 – Divulgue a sua marca
O ditado “quem não é visto, não é lembrado” ainda é bem atual. Afinal, a publicidade boca a boca ainda é a mais confiável por 91% dos brasileiros, seguida pelas propagandas veiculadas em mídias tradicionais, como anúncios em jornais, rádios e TV’s (85%), como revelou a Nielsen.
Por isso, é importante manter a sua marca ou produto em evidência, tanto nos canais oficiais, como site, redes sociais, e-mail e WhatsApp, quanto por meio de ações de marketing. Na Black Friday passada, por exemplo, investimos fortemente em ações com a imprensa e influenciadores digitais, podcasters, youtubers e criadores que conversem com o nosso público. O resultado foi a ampliação da visibilidade e a chegada de novos usuários, gerando milhões de acessos ao site.