Home SeçõesDestaques Como uso da tecnologia pode auxiliar na logística do seu e-commerce

Como uso da tecnologia pode auxiliar na logística do seu e-commerce

De Renata Ruiz
0 Comentário

Um bom planejamento pode melhorar a percepção de marca do consumidor, e o uso de Inteligência Artificial é uma boa aliada para isso

Uma boa logística é um fator fundamental para o sucesso do negócio no setor supermercadista. Ela garante um melhor controle sobre as vendas, além de prevenir ruptura na loja e um melhor controle na entrada e saída de produtos no estoque. Além disso, esse quesito impacta no aumento no ticket médio, fortalecimento da marca, redução de custos e organização da loja.

No e-commerce, ela é ainda mais essencial, uma vez que precisa garantir o produto em todas as pontas para o shopper: desde a compra via site ou app, até a entrega desses produtos. Uma boa logística irá garantir uma satisfação do consumidor, sendo um diferencial para o negócio. No e-commerce, garante entregas precisas, rápidas, dentro do prazo acordado e contribui para experiência do consumidor.

Dados da consultoria Kantar mostram que o mercado logístico cresceu 30% nos últimos anos, impactando na evolução dos processos, desenvolvimento de soluções e criação de tendências para 2023. Nesse meio, o uso de tecnologias tornou-se essencial para desenvolver a logística das empresas. “O uso de ferramentas tecnológicas e sistemas inovadores permite entregas mais rápidas e eficientes, garantindo agilidade, aumento de produtividade e melhoria na experiência do consumidor”, afirma o CEO e fundador da RoutEasy, Caio Reina.

O uso de Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta que ajuda no processo da logística, como: gestão de estoque automatizada, criação das melhores rotas para entrega e melhora no processo de armazenagem.  “As plataformas de roteirização, por exemplo, utilizam de Inteligência Artificial (IA) para criar sempre as melhores rotas de entrega. Os algoritmos são capazes de testar milhares de possibilidades em poucos segundos até escolher o melhor caminho”, explica Caio.

Outro ponto importante é a entrega dos produtos comprados pelo cliente. Com uma estratégia estruturada, é possível proporcionar uma melhor experiência de compra. Para produtos refrigerados e congelados, por exemplo, manter a temperatura adequada durante o transporte é fundamental para preservar a qualidade e a segurança dos alimentos. Já frutas, ovos, lácteos e outros produtos sensíveis, é importante que o supermercado faça adaptações no empacotamento para protegê-los durante o transporte.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada