Para atender empresários de pequenos comércios de abastecimento, espalhados por todo o País, o especialista no assunto Marco Aurélio Lima lança o primeiro volume da série especial voltada à profissionalização deste segmento.
Ele é gerador de empregos, abastece milhões de lares pelo País, foi mais que essencial durante a pandemia, e pode ser chamado de mercadinho, armazém, venda, etc., dependendo da região em que está localizado. Aqui ele é o tema central da série “Mercado de Vizinhança”, que foca, em seu primeiro volume, a gestão da loja, e é de autoria do especialista no assunto, o executivo Marco Aurélio Lima.
Segundo o autor, definir o conceito deste canal de vendas é uma tarefa difícil. Em sua visão, o Mercado de Vizinhança pode ser entendido como o mercadinho do bairro que vende alimentos e produtos essenciais para o dia a dia, onde o cliente pode pegar seus produtos e pagar na saída. Outra característica fundamental que diferencia esse canal dos demais é que o autor o define como lojas independentes, ou seja, que não pertencem às grandes redes do varejo. No Mercado de Vizinhança, o dono ou proprietário ainda está muito próximo da gestão da loja. E é a esse perfil de Mercado e Vizinhança que ele dedica este livro, lançado pela Poligrafia Editora.
Nele, são apresentados alguns aspectos importantes sobre como montar e organizar o estabelecimento, as seções e os serviços necessários para ter competitividade no mercado. Na sequência, é apresentado um tema essencial: como abastecer a loja. Comprar bem é um dos grandes segredos do negócio do varejo.
A gestão de preços também é tratada neste volume e por fim, o autor aponta algumas soluções que podem ser implementadas para melhorar a capacitação da equipe (inclusive do próprio gestor), controlar rupturas e perdas, incrementar o e-commerce e adotar indicadores essenciais de gestão. Todos esses temas são abordados em uma linguagem simples e ilustrados com dicas práticas.
Os próximos volumes trarão os seguintes temas: “Pessoas: Entendendo o perfil e aprimorando a relação entre gestor, colaborador e cliente (shopper)” e “Novos horizontes e desafios tecnológicos, tributários, etc.”
Marco Aurélio Lima é graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com educação continuada em diversas instituições: Business School São Paulo (BSP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ibmec. Com cerca de 30 anos de experiência em pesquisa de mercado (Ad hoc/Tracking), teve sua carreira construída em grandes organizações como Nielsen, TNS (Grupo Kantar), Grupo GfK e IBPT/ Empresômetro.