Home SeçõesLojas Como fazer a gestão da minha loja é o tema central do primeiro volume da série Mercado de Vizinhança

Como fazer a gestão da minha loja é o tema central do primeiro volume da série Mercado de Vizinhança

De Renata Ruiz
0 Comentário

Para atender empresários de pequenos comércios de abastecimento, espalhados por todo o País, o especialista no assunto Marco Aurélio Lima lança o primeiro volume da série especial voltada à profissionalização deste segmento.

 

Ele é gerador de empregos, abastece milhões de lares pelo País, foi mais que essencial durante a pandemia, e pode ser chamado de mercadinho, armazém, venda, etc., dependendo da região em que está localizado. Aqui ele é o tema central da série “Mercado de Vizinhança”, que foca, em seu primeiro volume, a gestão da loja, e é de autoria do especialista no assunto, o executivo Marco Aurélio Lima.

Segundo o autor, definir o conceito deste canal de vendas é uma tarefa difícil. Em sua visão, o Mercado de Vizinhança pode ser entendido como o mercadinho do bairro que vende alimentos e produtos essenciais para o dia a dia, onde o cliente pode pegar seus produtos e pagar na saída. Outra característica fundamental que diferencia esse canal dos demais é que o autor o define como lojas independentes, ou seja, que não pertencem às grandes redes do varejo. No Mercado de Vizinhança, o dono ou proprietário ainda está muito próximo da gestão da loja. E é a esse perfil de Mercado e Vizinhança que ele dedica este livro, lançado pela Poligrafia Editora.

Nele, são apresentados alguns aspectos importantes sobre como montar e organizar o estabelecimento, as seções e os serviços necessários para ter competitividade no mercado. Na sequência, é apresentado um tema essencial: como abastecer a loja. Comprar bem é um dos grandes segredos do negócio do varejo.

A gestão de preços também é tratada neste volume e por fim, o autor aponta algumas soluções que podem ser implementadas para melhorar a capacitação da equipe (inclusive do próprio gestor), controlar rupturas e perdas, incrementar o e-commerce e adotar indicadores essenciais de gestão. Todos esses temas são abordados em uma linguagem simples e ilustrados com dicas práticas.

Os próximos volumes trarão os seguintes temas: “Pessoas: Entendendo o perfil e aprimorando a relação entre gestor, colaborador e cliente (shopper)” e “Novos horizontes e desafios tecnológicos, tributários, etc.”

Marco Aurélio Lima é graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com educação continuada em diversas instituições: Business School São Paulo (BSP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ibmec. Com cerca de 30 anos de experiência em pesquisa de mercado (Ad hoc/Tracking), teve sua carreira construída em grandes organizações como Nielsen, TNS (Grupo Kantar), Grupo GfK e IBPT/ Empresômetro.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada