Conteúdo é fornecido pela Escola Nacional de Supermercados para famílias empresárias do setor supermercadista brasileiro, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e a perenidade das empresas familiares
Com mais de duas décadas de tradição no ensino de milhares de profissionais do autosserviço nacional, a Escola Nacional de Supermercados (ENS), plataforma de capacitação da ABRAS, iniciou nesta quinta-feira (24) mais um inovador projeto.
Trata-se do Programa de Governança Familiar e Corporativa para Famílias Empresárias do Setor Supermercadista Brasileiro (PGFC), que compreende um amplo conteúdo desenvolvido para o núcleo da família empresária, ou seja, para os responsáveis pelas decisões indelegáveis e pela perpetuação do negócio.
O programa, que está sendo aplicado na sede da Associação Paulista de Supermercados, foi criado com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, por meio do auxílio a seus membros na construção de um futuro que garanta a perenidade do negócio, bem como preservar o patrimônio e a harmonia das relações. Por seu caráter imersivo e exclusivo, o projeto foi concebido para atender a um seleto grupo de 30 gestores de empresas varejistas por edição.
Por meio de casos, conferências e temas próprios para empresas familiares do setor supermercadista, os participantes irão desenvolver conhecimentos, competências e atitudes necessárias para as suas realidades. Os desafios, anseios e necessidades concretas de empresas familiares moldaram a estruturação deste programa, desde os temas até os métodos que serão usados. Todo o conteúdo será aplicado por um corpo docente de especialistas em estratégias e gestão corporativa.
O PGFC é composto por quatro módulos intensivos mensais, com dois dias cada. São eles: A Família Empresária; Governança Familiar; Governança Corporativa e Governança Patrimonial. Em comum, eles visam educar, qualificar e preparar sucessores familiares para o conselho de família, de administração e o conselho de sócios — meta que é proporcionada pelos seguintes objetivos específicos de cada módulo:
A FAMÍLIA EMPRESÁRIA
· Compreender sobre a identidade, realidade, complexidade e particularidades do universo das famílias empresárias.
· Estabelecer os fundamentos e premissas sobre a dinâmica das famílias empresárias para implementação da governança familiar.
GOVERNANÇA FAMILIAR
· Conscientizar-se sobre a importância dos valores, cultura e legado familiar.
· Valorizar as boas relações, comunicação, bem estar e união familiar.
· Entender a relação de patrimônio afetivo e financeiro.
· Assimilar o valor da reputação, filantropia e impacto social.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
· Compreender os papéis e responsabilidades dos conselhos de administração.
· Conciliar a agenda de empreendedorismo e inovação com os negócios atuais.
· Compreender os papéis e responsabilidades dos conselhos de administração.
GOVERNANÇA PATRIMONIAL
· Preservar e crescer o patrimônio.
· Solucionar engenharia jurídico-societária e de planejamento tributário.
· Estruturar a gestão profissional do patrimônio (Family Office).