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Combrasil anuncia rebranding para reforçar posicionamento

Em entrevista exclusiva à SuperHiper, o head de marketing da Combrasil, Robson Mikio, falou sobre a jornada da empresa que acaba de completar 70 anos

De Edevaldo Figueiredo
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Em entrevista exclusiva à SuperHiper, o head de marketing da Combrasil, Robson Mikio, nos contou um pouco sobre os 70 anos da empresa, fundada em Anápolis, cidade localizada no interior do estado de Goiás.

Hoje, com mais de 200 colaboradores, a história de sucesso da Combrasil começou como a de muitos brasileiros: numa família numerosa e de origem simples, os irmãos Jovino e Eurypedes Borges começaram a trabalhar duro muito cedo em uma loja de secos e molhados. Eram comerciantes natos. Com garra, talento e visão de negócios, eles abrem anos mais tarde seu próprio armazém de café, arroz e feijão em 1949, em Anápolis.

O local comercializava basicamente café e feijão, para depois se dedicar, além da compra e venda, ao beneficiamento e empacotamento de feijão e arroz. Após 10 anos, a razão social do extinto armazém passaria a ser conhecida como Combrasil. Quando surgiu a oportunidade de comercializar a marca no Rio de Janeiro, ela se tornou uma das mais vendidas e lembradas pelo consumidor nesse estado.

“Hoje o feijão preto é o produto que possui a maior participação de mercado, seguido pelos outros tipos de feijão. Na linha de grãos temos o milho para pipoca que tem crescido muito nos últimos dois anos, principalmente devido a qualidade do grão que gera uma expansão excelente, ou seja, uma pipoca que estoura mais e tem mais sabor. No Rio de Janeiro podemos destacar também a ervilha e a canjica branca que tem forte participação em nosso mix de produtos”, declarou Robson Mikio.

Novos Produtos

Na Combrasil, o desenvolvimento de uma nova linha de produtos é realizado a partir de estudos de mercado, mapeamento da concorrência e principalmente dos hábitos dos consumidores. “Fazemos pesquisa com supermercadistas, compradores e de campo, além de usarmos algumas ferramentas como o Horus da Neogrid e informações disponíveis em publicações especializadas”, destacou Mikio.

Para consolidar sua presença nos mercados paulista, mineiro, nordeste e fortalecer sua participação no mercado exterior, a Combrasil vem trabalhando fortemente. “Pretendemos consolidar nossa participação nos mercados em que somos líderes ou estamos entre os primeiros em alguns segmentos, mas também crescer nosso market shrare em produtos da nossa linha que compõem o que chamamos de mix, alguns produtos das linhas de grãos e farináceos”, completou o head de marketing da empresa.

A nova linha de batata palha, por exemplo, conta com três variações de sabor: tradicional, extrafina e temperada e salsa e cebola. Ela chega em breve nas principais redes de supermercados do país em embalagens ziplock de 100g.

“Estamos muito entusiasmados com a introdução da nossa nova linha de batata palha no mercado. Este lançamento reforça nossa missão de oferecer produtos de alta qualidade que atendam às necessidades e preferências dos nossos consumidores”, comentou o presidente da Combrasil, Igor Bernardes.

Apesar da maioria dos clientes conhecer a Combrasil mais pelo feijão, a marca tem um extenso mix de produtos, feijão das mais diversas variedades, grãos, farináceos e popcorn. “Com o lançamento da nova linha de batata palha, estamos ampliando ainda mais nosso portfólio, reafirmando nosso compromisso em oferecer uma diversidade de produtos de alta qualidade para atender os clientes”, completa Igor Bernardes.

Reposicionamento de marca

Os últimos lançamentos de produtos e novas embalagens feitos pela Combrasil integram o rebranding da marca com sua nova identidade visual e representa um marco na estratégia de inovação da empresa, que visa atender às demandas dos consumidores por produtos práticos e de alta qualidade.

“A introdução das embalagens ziplock de 100g é um diferencial significativo para nós, pois proporciona maior conveniência e conservação do produto. Além disso, o novo design reflete a modernidade e o compromisso da Combrasil com a qualidade”, destaca o diretor do Magno Studio, Magno Silveira, empresa responsável pela identidade visual. “Trabalhamos intensamente para criar uma embalagem que não apenas proteja o produto, mas que também seja atraente nas prateleiras, com uma paleta de cores vibrantes e elementos gráficos que comunicam a tradição e a inovação da marca”, Silveira.

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