<< Voltar pra Home

Lojas



Com crescimento, atacarejos investem na fidelização dos clientes

24 de abril de 2023
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Com crescimento, atacarejos investem na fidelização dos clientes”

Pesquisa feita pela NielsenIQ aponta que segmento representa 69% do mercado, e agora redes investem em inovações e tecnologia para manter a atenção dos consumidores

Os atacarejos vem se destacando no varejo, e segundo pesquisa da NielsenIQ, o formato vem crescendo desde 2015, representando 69% do mercado, ou seja, estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores brasileiros. Em virtude disso, as redes apostam neste crescimento, o que é demonstrado no aumento do número de inaugurações e conversões pelas empresas do setor supermercadista.

O estudo aponta que, além das novas lojas, as vendas também aumentaram 10% no acumulado dos últimos 9 meses. Uma das redes que sentiu os efeitos do crescimento do formato, é o Flex Atacarejo, que está buscando implementar novas ferramentas para atrair e fidelizar cada vez mais os consumidores.

Para isso, o Flex apostou em um mix de produtos variados e diferentes do convencional, como adegas, padaria e produtos importados. Além disso, o atacarejo também aposta no uso da Inteligência Artificial para identificar o gosto do consumidor frequentador de cada unidade e a fidelização do cliente.

Segundo Amilcar Pavan, sócio-fundador do Flex, a criação do Clube Flex é uma das estratégias de relacionamento com o cliente que representa, hoje, 80% do faturamento da rede. “Com a inteligência artificial como aliada, cerca de 74% das compras realizadas atualmente pelos consumidores são de itens que estão presentes no clube e, a partir disso, o Flex consegue identificar a preferência do consumidor cadastrado e fazer ofertas direcionadas, conforme o hábito de cada cliente e muitas vezes indicar produtos com a maior probabilidade de vendas entre públicos semelhantes, aumentando ainda mais o tíquete médio que hoje é de R$ 135,00 nas lojas físicas e  R$ 350,00 no e-commerce”, afirma. 

A partir do modelo de negócios implementado, o Flex iniciou o seu projeto de expansão. No ano passado adquiriu uma rede de supermercados e atingiu o total de 11 lojas espalhadas pelo interior paulista. De acordo com Amilcar, a meta agora é dobrar as unidades. “Nós estamos trabalhando cada vez mais para levar produtos com diversidade, mantendo a qualidade e o preço acessível para outras localidades da nossa região. Para atingir nosso objetivo de expansão, implementamos, em todas as unidades, a inteligência artificial para entender as preferências dos nossos consumidores e pretendemos continuar no caminho de expansão investindo em novas ferramentas e tecnologias que chamem a atenção dos consumidores para atingir nossas 25 lojas.”

Sobre o Flex Atacarejo

O Grupo Flex, surgiu em 1995 na cidade de Valinhos, interior de São Paulo, a princípio, atuando no formato de Supermercado, com a bandeira ASP Supermercados. Em 2016, após um estudo feito pelos sócios, foi consolidado o Flex Atacarejo, com o objetivo de atender tanto às famílias, quanto pequenos empreendedores, que buscam preços de atacado, amplo sortimento e bom atendimento.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”,…
Image

Grupo Bahamas anuncia construção da sua segunda loja em Ituiutaba (MG)

“Estamos muito felizes em expandir nossa presença nessa cidade que tem um grande potencial de crescimento e que nos acolheu…
Image

SP: Sonda reinaugura loja no Boavista Shopping

Novo conceito empregado no estabelecimento proporciona maior experiência de compra, tornando-a mais confortável e agradável Seguindo com seu plano de…
Image

Páscoa: Lacta reforça portfólio para presentear com caixa de variedades comemorativa

Favoritos, Sonho de Valsa e Ouro Branco ganham edições especiais, com frases que expressam sentimentos Presentear é um dos atos…