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Coloque-se à frente da curva

De Renata Ruiz
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Com pontos já esperados, como inteligência artificial e o retail media, colocar estas tendências em prática é o fator de sucesso para o varejo alimentar

Vários executivos do varejo mundial movimentam ao Javits Convention Center em Manhattan, Nova Iorque, desde domingo, 14/01, para a NRF´24 Retail´s Big Show, um dos maiores encontros do varejo alimentar, em busca de novidades, insights, referências e conhecimento.

Com palestrantes de renome, como a nova CEO da Levi Strauss & Co, Michelle Gass, que compartilhou sua trajetória de duas décadas com experiências na Kohl´s, Starbucks e P&G, passando pelo CEO do Walmart, John Furner, entre outros, apresentam conteúdos relevantes para inspirar e movimentar este setor que respira inovação.

Um dos pontos já esperados foi a discussão da inteligência artificial, o retail media e a transformação das lojas físicas.

Os quatro vice-presidentes executivos da ABRAS, Marcio Milan, Rodrigo Segurado, Thais Anselmo e Celso Furtado estão acompanhando tudo de perto e trouxeram alguns insights para os leitores da SuperHiper ficarem atentos e colocarem logo em prática em seus negócios.

Desfile de tendências

A NRF, se comparada a um desfile de moda, apresenta em sua passarela, há mais de 100 anos, as principais tendências do que estará em vigência nas próximas temporadas, se fizermos a analogia com os termos utilizados na moda. Ou seja, tudo o que é apresentado no palco da NRF, pode ser colocado em sua empresa a frente da curva, usando uma expressão do fundador do Walmart, Sam Walton, como um fator crítico de sucesso de um setor dinâmico como o varejo alimentar.

O que preocupa muito os varejistas é esta nova geração com novos costumes e personalidade, por isso é importante estar atento a forma como compram, ou seja, eles comprarão produtos e serviços de empresas que focam seus lucros embasadas em valores e princípios, baseados em sustentabilidade, ao decidirem por uma marca ou loja.

O varejo precisa estar atento também a circularidade, rastreabilidade dos alimentos e sustentabilidade, pois elas orientam e fortalecem a proposta de valor da empresa supermercadista e é bem-vista também aos olhos do novo consumidor.

A comunicação está sendo discutida, principalmente, por meio do retail media, que fornece conteúdo e mídia, aliando entretenimento e publicidade, trazendo uma rentabilidade extra ao varejo, unindo mais a relação entre o setor e a indústria, que precisam continuar o exercício de colaboração e planejamento conjuntos. A construção de posicionamento, exposição e comercialização das marcas passarão cada vez mais ser construída com apoio do varejo como importante canal de mídia física e digital.

E por fim, a multicanalidade continua forte e crescente, pois os consumidores continuam a mesclar suas experiências, pesquisando produtos online antes de consumir, comprando no digital ou seguindo a uma loja física para ter uma experiência diferenciada. Outro ponto, é o envolvimento com comunidade e influenciadores como porta-vozes de uma marca, atraindo um grande investimento em comunicação e publicidade.

Com informações dos VPs da ABRAS Marcio Milan, Rodrigo Segurado, Thais Anselmo e Celso Furtado

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