Home SeçõesDestaques CEO do Tenda Atacado ressalta importância do combate ao racismo

CEO do Tenda Atacado ressalta importância do combate ao racismo

De Renata Ruiz
0 Comentário

Em novo livro, Marcos Samaha questiona a baixa presença de líderes negros no mercado, além de enfatizar a luta antirracista

O autor Marcos Samaha, CEO do Tenda Atacado, destaca uma questão importante dentro do mundo corporativo brasileiro em seu novo livro, “O privilégio é branco: da negação ao racismo às práticas antirracistas“. Neste material, o autor questiona a baixa presença de líderes negros no mercado e, para responder essa questão, ele entrevistou 14 líderes organizacionais – homens, mulheres, brancos e negros – e revela os preconceitos e racismo que permeia esse universo, bem como a luta antirracista que vem acontecendo.

O objetivo  da pesquisa é entender a manifestação do racismo estrutural, por meio do privilégio branco sistêmico e das normas raciais nas companhias empresariais privadas. A investigação foi fundamentada na Teoria Racial Crítica e na Análise Crítica do Discurso, de Fairclough.

Na obra, Marcos ressalta que há uma normalização e uma legitimação de dinâmicas históricas, culturais, institucionais e interpessoais que dão vantagens à população branca, enquanto perpetuam desvantagens para a população negra. “Entre 2001 e 2015, a rara presença de executivos negros em 500 empresas analisadas pelo Instituto Ethos variou de 4,8% para 5,8%. A desproporcionalidade entre brancos e negros na liderança organizacional não evolui há décadas. Há uma lacuna na literatura relacionada ao privilégio branco sistêmico e às normas raciais implícitas no ambiente de trabalho, configuradas como barreiras para o avanço dos negros nas organizações”, revela o livro.

Samaha é presidente do Tenda Atacado desde 2018 e passou a se interessar pela temática há mais de uma década. Contudo, foi em 2018 que o assunto ganhou mais relevância para ele, em seu doutorado sobre sobre as manifestações do racismo estrutural sob a perspectiva de líderes organizacionais. Na empresa em que trabalha, ele incentiva as políticas de diversidade e inclusão, participa de diversos movimentos e acredita que as ações afirmativas trazem mudanças sociais no meio.

O lançamento do livro será lançado no dia 15 de dezembro, a partir das 18h30, na Livraria D’Placido – Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – 120 – Térreo).

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada