Movimentações, como a conversão de lojas Bretas para atacarejo e a inauguração de 2 lojas no RJ não tiraram a rentabilidade do grupo
O primeiro trimestre de 2023 da Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, foi marcado por oito conversões de lojas Bretas, em sua operação no estado de Goiás, e pela abertura de duas unidades Spid, no Rio de Janeiro. Agora, a bandeira Bretas soma 36 unidades de Cash & Carry, enquanto a operação brasileira da companhia soma 57 unidades neste formato. Já no caso da bandeira de conveniência da Cencosud, a operação brasileira da marca Spid chega a nove unidades, todas localizadas no Rio de Janeiro, confirmando a aposta da empresa neste modelo de negócio por sua viabilidade e potencial de expansão.
No mesmo período do ano, o Capex totalizou R$ 22,3 milhões, direcionado principalmente à abertura de lojas e conversão de lojas existentes, além do investimento em tecnologia para melhorar a experiência do cliente no e-commerce.
A receita liquida foi de R$ 2,4 bilhões no 1T23, com aumento de +20,7% sobre o 1T22, impulsionado principalmente pelo Atacado que cresceu 126,9% e com participação relevante de 32,5% na receita, contra 17,2% no 1T22. Mais importante ainda, com rentabilidade sólida, com Ebitda apresentando crescimento de 19,8% e margem de 5,7%, resultado das ações realizadas pela Companhia que estão focadas na melhoria contínua por sua na busca constante pela eficiência operacional.
No Digital, foi iniciada a operação em parceria com o iFood – uma das maiores plataformas de entrega de comida no Brasil que opera em mais de 1.000 cidades em todo o Brasil – com operações verticais do B2C, B2B e restaurantes com a bandeira do Prezunic, no Rio de Janeiro. Esse acordo contribuirá para aumentar o mix de produtos disponibilizados na plataforma, bem como aumentar a capilaridade das marcas da Cencosud. A expectativa é alavancar a penetração no on-line, capturar novos clientes e gerar maior eficiência operacional, visando sua expansão e implantação em outras regiões do país onde estamos presentes.
Cencosud segue atenta as oportunidades de sinergia para avançar ainda mais com seus negócios no país e conquistar cada vez mais melhores resultados.