Grupo celebrou outras importantes conquistas em 2023, com recorde de abertura de lojas no Rio de Janeiro e ingresso no mercado de retail media
Em 2023, a Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, realizou importantes avanços e conquistas alinhadas à sua estratégia de crescimento. Mesmo diante do cenário econômico desafiador, o grupo aumentou sua presença no país com 17 novas lojas físicas e operações on-line no Rio de Janeiro, realizou grandes avanços no digital, ingressou no mercado de retail media e apostou em sinergias para potencializar o Cash & Carry.
Como resultado de todas essas ações, somadas aos projetos de eficiência e automatização de processos, a companhia encerrou 2023 com uma receita liquida de R$ 10 bilhões, um aumento de 8,5% ante 2022, com participação do Cash & Carry de 35%, quase 10 p.p. a mais que em 2022. O EBITDA atingiu R$ 569 milhões em 2023, em linha com o ano anterior e margem de 5,7%.
No ano passado, a rede de supermercados Prezunic registrou um recorde de inaugurações no Rio de Janeiro. Explorando um novo nicho de mercado, as cinco novas lojas possuem estrutura moderna e compacta, com foco em perecíveis e diversas facilidades para os clientes, como pagamento por reconhecimento facial, terminais de autoatendimento e o Fila Zero, serviço inédito que combina a seleção de produtos na loja com a comodidade da entrega e pagamento em domicílio.
O 4T23 teve ainda como destaque a bandeira de conveniência Spid, que abriu três lojas e assinou um acordo estratégico com iFood para assumir 9 dark stores da operação iFood Express no Rio de Janeiro, praticamente dobrando sua atuação local, totalizando 19 lojas físicas e online.
Como parte das constantes ações realizadas com foco na experiência do cliente estão as melhorias em mais de 40 lojas da rede GBarbosa na Bahia, Sergipe e Alagoas, a reinauguração da loja Giga Atacado Barra Funda, em São Paulo, além da conversão de oito lojas Bretas para o formato Atacarejo em Goiás.
Cash & Carry
O Cash & Carry foi um dos principais contribuidores para o crescimento da receita da Cencosud Brasil, registrando um aumento de 49% sobre 2022 e participação de 35% na receita líquida, impulsionada pelo crescimento do Giga e pela migração de lojas do segmento de Varejo para Atacado, que ainda estão em fase de maturação. Hoje, essa operação do grupo é composta por 57 lojas – sendo 11 do Giga Atacado, 36 do Bretas Atacado e 10 do Mercantil Atacado.
Digital e retail media
A Cencosud Brasil celebrou importantes avanços, a exemplo da loja automatizada do Prezunic dentro do WhatsApp – tornando a companhia uma das primeiras varejistas de alimentos da América Latina a operar o serviço – os programas de relacionamento Clube Prezunic, Clube Bretas e o serviço de assinatura Prezunic Prime, que, além de fortalecer seu CRM, oferecem diversos benefícios e descontos exclusivos aos clientes cadastrados.
Ainda no âmbito de relacionamento com o cliente e proporcionar experiências diferenciadas, houve o lançamento de Cencosud Media Brasil, unidade de negócio especializada em retail media. Combinando recursos de Inteligência Artificial, analítica avançada, regionalidade e conhecimento do consumidor, Cencosud Media vem realizando uma série de ações junto aos parceiros da indústria, apoiando-os em suas estratégias de marketing para conectar clientes às marcas.
ESG
Dentro da atuação em ESG, a sustentabilidade esteve presente por meio do uso de iluminação em LED e sistemas de refrigeração eficientes. Além disso, em 2023, a companhia arrecadou 53,8 toneladas de vidro e 4,7 toneladas de lâmpadas que foram destinadas para reciclagem e doou 250,8 toneladas de alimentos para projetos que beneficiam instituições sociais.
No pilar Pessoas, a companhia desenvolve ações contínuas que valorizam e promovem a diversidade na companhia, hoje composta por 50% de mulheres. Colaboradores que se declaram negros/pardos ocupam mais de 57,5% dos cargos de liderança, um dos maiores índices do setor supermercadista.
O grupo segue confiante no cenário socioeconômico do país e está dedicado em garantir a qualidade de todos os produtos e serviços ofertados e, sobretudo, com foco na rentabilidade do negócio.