Investimentos e aumento da participação do cash & carry marcam o ano; Após aquisição do Giga, em São Paulo, o cash & carry quase dobrou sua participação na receita do Grupo
A Cencosud Brasil fechou o 4° trimestre de 2022 com receita líquida consolidada de R$ 2,7 bilhões (R$ 1,8 bilhão no Varejo e R$ 829 milhões no Atacado) e crescimento de 25% sobre o mesmo período do ano anterior. A receita líquida no ano foi de R$ 9,2 bilhões com aumento de 13% sobre 2021. O EBITDA apresentou crescimento de 37,2% e margem EBITDA de 6,4%, no trimestre, influenciado pela conversão de formatos às necessidades dos clientes (Supermercados e cash & carry), aquisição e expansão orgânica, dentre outros fatores. No ano, o Ebitda cresceu 14,2% atingindo R$ 571 milhões.
O Grupo Cencosud, em todos os países onde opera, fechou 2022 com receitas recordes e EBITDA ajustado, de acordo com os resultados financeiros reportados à Comissão do Mercado Financeiro (CMF) de Santigo, Chile. A empresa registrou uma receita de US$ 16.358 milhões, um aumento de 25,8% em relação ao ano anterior, e um aumento de 13,1% em seu EBITDA ajustado no mesmo período, que totalizou US$ 1.817 milhões. Este é o nono trimestre consecutivo de margem EBITDA de dois dígitos e o sétimo trimestre consecutivo de crescimento de receita de dois dígitos.
A aquisição do Giga Atacado, oficializada em 1º de julho, contribuiu de forma significativa para o desempenho da companhia no Brasil e fez com que a participação do formato C&C quase dobrasse, chegando a representar 31,1% da receita líquida da Cencosud Brasil. Apenas no 4° trimestre, a receita líquida do negócio de Cash & Carry cresceu 117% sobre o mesmo período do ano anterior, consolidando o caminho já traçado para destinação da maior parte dos recursos ao formato que mais cresce no país.
Ainda no 4° trimestre foi inaugurada a 11° loja do Giga, primeira sob a gestão Cencosud, localizada em Tremembé, com R$ 30 milhões de investimento. Em 2022, Cencosud investiu um total de R$ 220,6 milhões, 21,9% superior a 2021, os quais foram destinados a abertura de 20 lojas e reforma de 11 unidades, sendo este o período com maior investimento dos últimos anos. Ao final de 2022, a Cencosud Brasil contava com 372 lojas, sendo 323 no Varejo e 49 no Atacado.
No segmento Digital a empresa obteve importantes avanços. Implantou, em parceria com a Cornershop, o serviço de delivery no Giga, inédito na operação da marca. Além disso, realizou a migração do e-commerce GBarbosa e Bretas para uma plataforma mais moderna, possibilitando atuar na área de alimentos nos 5 estados onde opera (BA, SE, AL, PE e CE) e com não-alimentos em todos os estados do Nordeste por meio da marca GBarbosa. Já no caso da bandeira Bretas, o e-commerce alcançou a marca de 25 cidades entre os estados de Goiás e Minas Gerais.
Outros importantes avanços nesta área foram o início do projeto de entrega em comunidades no Rio de Janeiro com a bandeira Prezunic e a melhoria da experiência nos aplicativos, que passaram a contar com novos componentes, gamificação e mais funcionalidades para serviços financeiros do cartão Cencosud.
O ano também foi o que a Cencosud Brasil fez importantes avanços em ESG, quando o consumo de energia elétrica renovável foi de 185 mil mWh, representando 73,5% de toda eletricidade consumida pela companhia, o que representa um aumento de 9,8 p.p. em relação ao ano anterior. Neste mesmo período também reduziu o consumo total de energia elétrica em função das iniciativas de eficiência energética. Dentre as iniciativas que seguem em andamento, destaca-se que, no final de 2022, 61,1% dos expositores refrigerados estavam fechados com portas e 56,2% das lâmpadas eram LED. Outro dado bastante relevante é que foram consumidos mais de 7,8 mil mWh provenientes de painéis solares da parceria com a Sou Vagalume. Esses indicadores confirmam o empenho da Cencosud Brasil na construção de eficiência energética na companhia, otimizando o uso das fontes de energia e priorizando uma matriz energética com menor pegada de carbono.
A companhia segue confiante na melhoria do cenário econômico e reforça sua intenção de investir no país que oferece muitas oportunidades para o crescimento do negócio.