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Carrefour se reinventando

De Administrador SH
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O Carrefour está se reinventando com essa “nova” loja que fica na Bélgica, em Mont-Saint-Jean, Waterloo (aquela região da famosa batalha de Napoleão). Foi reinaugurada no ano passado, e é primeira de uma série de lojas já adaptadas com inovações.

Até no Brasil várias lojas já tiveram seus layouts modificados, bem como a adoção de uma nova filosofia de trabalho que tem trazido os funcionários mais próximos de seus clientes. Vejam as novidades encontradas na loja de Waterloo.

• Um espaço denominado L’Atelier, para preparo de pratos no local, como pizzas (feitas por pizzaiolos), pratos asiáticos, sopas, sucos preparados na hora, entre outros; alguns pratos podem ser consumidos no espaço café (criado com uma parceria), considerado um espaço de convivência;

• Oferta de mais de 900 itens orgânicos, com apoio de seus fornecedores

• Hortifrúti nos orgânicos é feito 100% a granel. No hortifrúti tradicional as embalagens também tendem a desaparecer;

• Pesagem assistida no hortifrúti, compondo uma atmosfera de mercado tradicional;

• Peixaria imponente, majestosa, com variedade aumentada, defumação de salmão e preparo de sushis no local.

• Aumento na variedade de produtos étnicos;

• A padaria está trabalhando com uma forte equipe de padeiros, que está oferecendo pão fresco durante todo o dia (e não apenas de manhã);

• Açougue com uma boa oferta de carne premium e maturada para os amantes da carne;

• Seção de vinhos completa, com informações e orientação para os iniciantes, com o apoio de um sommelier;

• Corredor central amplo e bem promocional;

• Mais de 600 referências de cervejas organizadas por região de produção;

• Seção de beleza com entretenimento e serviços planejados, como serviço de manicure;

• Cantinho do bebê, com roupas, alimentos, fraldas e produtos para cuidados;

• Uma boa área usada pela livraria;

• Uma área de oferta de produtos sazonais;

• Seção de brinquedos, eletrônicos e multimídia;

• Drive no estacionamento para entrega de produtos de pedidos on-line.

• Área de atendimento e serviços como postagem, tiragem e revelação de fotos, financiamento, viagens, (serviços oferecidos pelo próprio Carrefour ou com um parceiro);

E mais: o Carrefour também priorizou a sustentabilidade, substituiu os cartazes de papel por inúmeras telas, instalou novas geladeiras a gás CO2, com portas que limitam as perdas de energia e iluminação LED de potência total integrada, o que resultará em uma redução de 15% no consumo de energia;

Uso de tecnologia digital para facilitar a vida dos clientes e oferecer uma experiência de compra moderna. O cliente tem a oportunidade de imprimir no local os cupons de desconto, ver o mapa da loja, fazer pedidos on-line; usar telas interativas para encomendar livros fora de estoque nas lojas, e, claro, usar o wi-fi gratuito; tem também a opção de escanear e pagar os produtos mais rapidamente;

A impressão não é mais a de ir ao hipermercado, mas a de visitar várias lojas especializadas sob um mesmo teto.
Parece que todas essas inovações estão trazendo bons serviços para os consumidores e deixando claro a criação de valor e de uma excelente experiência de compras.


*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda no site www.mercadolivre.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também palestrante internacional, consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br

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