Para aprimorar a experiência do cliente, grupo investiu R$ 10 milhões na modernização das unidades e ampliação das áreas de produtos regionais
Neste mês, o grupo Carrefour Brasil concluiu a revitalização dos quatro hipermercados Carrefour em Manaus, que contou com um investimento de R$ 10 milhões e a contratação de fornecedores locais para a execução das obras.
As reformas contribuirão para uma melhor experiência de compra dos clientes, por meio do aumento de categorias e sortimentos oferecidos, além da ampliação dos espaços dedicados a produtos regionais.
A revitalização inclui também a modernização de toda a comunicação visual das lojas e está ligada ao projeto “Nova Geração 3.0 – Retrofit”, do Carrefour Property, braço imobiliário do Grupo.
Com as ações empreendidas, o grupo Carrefour Brasil busca fortalecer também o Act for Food, compromisso global da companhia que busca influenciar a mudança de hábitos alimentares dos consumidores, ampliando a oferta de produtos frescos, saudáveis e acessíveis em lojas, ao mesmo tempo que valoriza as regionalidades.
Dentre as principais ações realizadas nesse sentido estão a instalação dos Espaços Saudáveis – corredores que concentram a oferta de alimentos com tais características nos hipermercados-, além de ações de combate ao desperdício que movimentam todo o ecossistema e cadeia comercial da companhia.
“Apesar do cenário desafiador dos últimos dois anos, com a pandemia em todo o mundo, conseguimos empreender nos últimos meses esse grandioso processo de renovação das quatro lojas do Carrefour em Manaus, que vai tornar a experiência de compra de nossos clientes ainda melhor”, explica Stéphane Engelhard, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil. “Manaus é uma cidade extremamente importante para os nossos negócios. Por isso, estamos sempre trabalhando para fortalecer ainda mais as nossas parcerias com fornecedores da região”.
Na capital do Amazonas, a companhia inaugurou sua primeira unidade do Carrefour no ano de 1998, em um momento de expansão de seus negócios para o norte do país. Já a primeira loja do Atacadão veio 15 anos depois, trazendo uma nova opção de compra para os clientes da cidade. Hoje, a companhia conta com quatro hipermercados do Carrefour e cinco unidades do Atacadão em Manaus, sendo que duas delas foram inauguradas neste ano.
Ao todo, o grupo Carrefour Brasil gera quase 2.400 empregos na cidade, entre diretos e indiretos, além de movimentar uma ampla cadeia de produção em toda a região. Atualmente, o Carrefour conta com mais de cem fornecedores alimentares no Amazonas, que oferecem cerca de mil produtos diretamente às unidades da rede. Ao mesmo tempo, a companhia possibilita que os produtos típicos do Amazonas sejam levados a outras regiões do país, por meio de seu ecossistema que atinge todos os estados e o Distrito Federal.
Nesse sentido, a empresa desenvolve um importante trabalho voltado para a aproximação e o fortalecimento de pequenos produtores e fornecedores locais. Em nível nacional, o Carrefour conta hoje com mais de nove mil produtos de quase mil fornecedores, graças a um cuidadoso trabalho realizado por uma robusta estrutura interna, formada por sete células regionais que reúnem mais de 90 colaboradores.
“Entendemos que valorizar a produção local faz com que a economia da região seja fortalecida e, para isso, realizamos uma série de mudanças em nossos processos internos, a fim de facilitar a entrada e comercialização desses produtos em nossas lojas. Também criamos uma incubadora interna para a acelerar o cadastramento de pequenos produtores e fechamos parceria com duas startups, a Muda Meu Mundo e a Local.e, para nos apoiar nesse projeto”, explica Engelhard.
No final do mês de outubro, em um evento online que reuniu milhares de fornecedores da rede, o Carrefour anunciou novas condições de contratos para pequenos fornecedores. As mudanças realizadas englobam prazo de pagamento acelerado, processo de cadastramento simplificado, facilidades no processo logístico, com a retirada de algumas taxas, e melhores negociações nos contratos comerciais.
Projeto Nova Geração 3.0 – Retrofit
A revitalização das lojas do Carrefour, em Manaus, faz parte de um projeto mais amplo executado pelo Carrefour Property, braço imobiliário do Grupo Carrefour. O “Nova Geração 3.0 – Retrofit” nasceu em 2010 com a Nova Geração 1.0, sendo que a cada atualização do mercado, seja em conceito de exposição ou nova tendência, há a readequação das lojas e galerias. O programa envolve uma ação contínua, que tem como objetivo implantar novos conceitos do Alimentar e Não Alimentar, atender as necessidades dos clientes, criando um diferencial em relação a concorrência e elevar os hipermercados a outro patamar de vendas.
Cada loja recebe um tipo de intervenção diferente de acordo com sua situação atual, mas o objetivo é que o cliente que visita as unidades da rede, seja em Manaus ou Porto Alegre, tenha acesso a mesma estrutura e disposição das lojas e que sejam padronizadas com a mesma identidade visual, ainda que mantendo as singularidades de cada região. Todas as reformas também levam em conta a sustentabilidade, com a substituição de aparelhos que possam ser prejudiciais ao meio ambiente e troca de luminárias comuns por LED, além da implementação de novos espaços, como os Espaços Saudáveis, Monte seu Bar, Espaço Casa e outros setores. Além disso, parceiros e fornecedores também são orientados a seguir diretrizes que respeitem essa temática.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 46 anos no país, o grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias.
Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 721 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 74,8 bilhões em 2020 e mais de 95 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3).
Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 13 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2020, a receita global da companhia totalizou € 78,6 bilhões.